Desfralde natural já! Dicas para uma transição sem traumas

por Redação Bebê e Tal

(Foto: picsea/Unsplash)

Mamita, se você tem filho pequeno, com certeza já deve ter se perguntado como e quando fazer o desfralde natural e sem traumas… esse assunto ainda gera muitas dúvidas e medo, mas é preciso ter muuuita paciência e calma para que tudo flua bem.

É claro que não podemos impor uma idade certa, já que cada criança é única. Por isso, para começar esse processo de desfralde natural, é necessário observar se o seu pequeno está preparado para isso.

Mas, fique tranquila! Trouxemos seis dicas muito úteis para você colocar em prática e ajudar seu filhote a fazer um desfralde natural e tranquilo. 

Respeite o tempo do seu pequeno

Como citamos anteriormente, cada criança tem seu tempo certo para abandonar as fraldas, por isso, não é possível fazer comparações. Porém, esse desfralde natural pode acontecer dos 2 aos 3 aninhos, quando ele começa a entender melhor essa situação e observar os adultos usando o banheiro. 

Uma dica é iniciar esse processo quando seu pequeno já tem autonomia de se vestir sozinho, assim, poderá ir ao banheiro com mais facilidade, sem a sua ajuda. 

Fique atenta aos sinais 

Alguns sinais de que ele está preparado, começam a surgir para indicar que você pode investir nesse processo de desfralde. Os principais e mais comuns gestos são: 

  • Apresentar incômodo com a sujeira na fralda;
  • Quando ele avisa que precisa fazer as necessidades;
  • Quando aprende a nomear o xixi e o cocô.

Por isso, fique atenta! 

Evite traumas e torne esse momento em algo lúdico

Dicas para um desfralde natural - Bebê e tal
(Foto: Deposit Photos)

Tudo promete ficar mais fácil se esse processo for transformado em algo lúdico e até mesmo divertido. O motivo? Situações que prendem a atenção das crianças, geram muito mais interesse e estimulam o rápido aprendizado. 

Você pode, por exemplo, contar uma história enquanto ele usa o banheiro, caso tenha comprado um penico ou redutor de assento, decore com alguns adesivos. Você ainda pode criar uma tabela e colocar uma estrela a cada vez que ele usar o banheiro direitinho. Outra ideia é comprar calcinhas e cuecas de pano com estampa de desenhos.  Enfim, ideias não faltam!

Saiba conversar 

É completamente impossível evitar que seu pequeno não faça as necessidades nas roupas, principalmente nos primeiros dias… isso faz parte do processo de aprendizado. Por isso, broncas só irão traumatizar seu filho. 

Por isso, quando essa situação acontecer, converse com calma! Uma ótima dica é observar em quais momentos do dia ele pede para ir ao banheiro e oferecer ajuda. Você pode até colocar o celular para despertar para ficar mais prático de lembrar.  

Valorize as conquistas da criança

Saiba elogiar quando ele acerta. Com o tempo, esse processo se torna algo natural e completamente espontâneo, mas, enquanto o desfralde ainda estiver em andamento, valorize essas pequenas conquistas. 

Caso seja possível, faça o desfralde natural durante o verão 

Como essa é a estação mais quente do ano, as roupas são mais leves e extremamente fáceis de tirar, lavar e secar. Por isso, vocês podem fazer esse desfralde natural durante o verão. Os banhos também serão bem menos complicados do que no inverno, por exemplo, caso seja necessário durante algum escape inesperado.   

Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.   

Você também pode gostar

Deixe um comentário