(Foto: Tatiana Syrikova/Pexels)
O brincar é, sem dúvida, a parte mais gostosa e importante da infância. Afinal, é através das brincadeiras infantis que a criança aprende, se desenvolve e se diverte; é um combo perfeito. Porém, brincar não é apenas dar milhares de brinquedos e esperar que a criança se resolva sozinha, é importante estimular, ensinar e principalmente propor tipos diferentes destas brincadeiras.
Existem brincadeiras que ajudam a coordenação motora e outras que estimulam a fala, por exemplo. Por isso neste dia 24 de agosto em que se comemora o dia da infância, a minha proposta é que você escolha brincadeiras de diferentes tipos para passar o tempo com seus filhos e esqueça os brinquedos tecnológicos e cheios de recursos por um tempo. Garanto que vocês vão se divertir muito e o desenvolvimento do seu pequeno vai te surpreender.
– Para estimular a criatividade
Se tem uma coisa que as crianças têm dentro de si é a capacidade de sonhar, de inventar, de imaginar histórias cheias de fantasia, por isso é tão importante proporcionar meios para que elas consigam explorar isso. Brincadeiras como continue a história, modelar massinha, desenhar e fazer colagens são ótimas para este fim.
– Para desenvolver a coordenação motora e física
Quando seu filho corre por aí, sobe em alguma coisa ou rola pelo chão você acha que ele está apenas “aprontando”? Ledo engano. É através de brincadeiras de movimento que a criança começa a ter coordenação física e motora, e passa a se movimentar de maneira mais harmônica e com mais consciência. Amarelinha, pular corda, esconde-esconde e o joguinho com os saquinhos chamado de Cinco Marias são alguns dos mais populares. Neste tipo de brincadeira vocês ainda gastam uma boa dose de energia!
– Para estimular a linguagem
Forca, mímica, palavras cruzadas e ditado são ótimas brincadeiras para estimular a linguagem das crianças. Apesar de muitos pais acharem que esta tarefa é apenas escolar, é possível ensinar novas palavras e a maneira correta de se expressar através de brincadeiras infantis, de forma lúdica e sem a menor cara de ensinamentos. As cantigas de roda ou inventar uma brincadeira de karaokê também são ótimas pedidas neste caso.
– Brincadeiras para estimular a sociabilidade
Somos todos seres sociáveis, mas isso é uma coisa que também precisa ser estimulada e desenvolvida quando se trata de uma criança. Afinal ela passa os primeiros meses e até anos mais restrita ao círculo familiar e nem sempre tem a chance de estar na presença de outras crianças. Por isso, sempre que possível, estimule o encontro de seu filho com outras crianças de idade próxima. Nestes encontros brincadeiras como pique-bandeira, passa anel e a divertida dança da cadeira se encarregam de fazer com que eles se entrosem e aprenda a brincar em conjunto.
As tradicionais brincadeiras infantis são um combo e tanto para o desenvolvimento das crianças, não é preciso nenhum brinquedo caro ou tecnológico para que elas cresçam da melhor forma e tenham lembranças inesquecíveis da infância.
Quer brincar mais? Então que tal estas dicas para mais diversão? Basta seguir os links que separamos:
– Experimentos científicos para as crianças
– Aprenda a fazer rodízio de brinquedos
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.