Dia do Folclore: Cinco histórias da cultura brasileira para contar ao seu filho

por Redação Bebê e Tal

(Foto: Rawpixel)

Você sabia que no dia 22 de agosto é o dia do folclore? Com tanta comemoração mundialmente conhecida corremos o risco de esquecer deste rico imaginário da cultura brasileira. Mas para que isso não aconteça é importante que você conte aos seus filhos as histórias que já passaram de geração em geração e se tornaram importantes lendas tupiniquins.

Para isso te faço uma proposta: nos próximos cinco dias na hora da história você conta para o pequeno sobre o Saci, a Caipora, a Cuca, o Boitatá e a Iara. Aí no dia 22 vocês podem fazer um desenho da história que ele mais gostou. É uma maneira fácil e muito gostosa de valorizar nossa cultura e garantir que estas historias sigam ajudando na criatividade e na fantasia que povoa a cabeça das crianças.

Para te ajudar a gente conta brevemente um pouquinho sobre estes personagens também. Senta que lá vem história!

-Saci

O Saci é um menino de pele negra, uma perna só e um temperamento muito levado. A lenda conta que ele trançava o rabo dos cavalos, sumia com objetos das pessoas e até mesmo podia estragar a comida que estava no fogão. Como ele tem um gorro vermelho mágico ele consegue sumir de um lugar e e um piscar de olhos aparecer em outro e é por isso que para capturar este danado você precisa tirar o gorro dele. Será que você conseguiria?

– Caipora

A Caipora é uma figura meio gente meio bicho e responsável por guardar a floresta. Se ela sente alguma ameaça ela faz seu barulho característico muito alto, parecendo um misto de grito e uivo. Se você não fizer nada para ela, nada receberá em retorno também, não precisa se preocupar. Pra ter a simpatia da Caipora basta cuidar dos animais e das plantas.

– Cuca

A Cuca já é velha conhecida, seja pela cantiga ou pelo personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo. Ela é uma velha senhora com rosto de jacaré que tem uma casa na floresta e adora fazer poções mágicas. Mas, apesar da aparência estranha ela não faz mal a ninguém, mesmo quando uma mãe canta “Dorme neném que a Cuca vem pegar” ela só fica contemplando o sonho tranquilo da criança.

– Boitatá

O Boitatá talvez seja a figura mais mítica do imaginário da cultura brasileira. Ele é representado como uma espécie de cobra de fogo e assim como a Caipora sua missão é preservar a floresta e a proteger de qualquer invasor. A lenda diz que ele foi o único ser que sobreviveu após um grande dilúvio pois se escondeu em terras profundas.

– Iara

Iara era uma índia muito bonita que costumava ser alvo de inveja das outras pessoas até que ela se transformou em uma sereia. Mesmo após ser metade peixe e metade mulher ela continua muito bonita e vaidosa, sempre se enfeitando e penteando seus longos cabelos nas margens do oceano. Ela é um verdadeiro perigo para os marinheiros, que ao se encantarem por sua beleza e seu canto afinadíssimo e hipnotizador acabam sendo levados para o fundo do mar. O Boto, que também faz parte do folclore, é praticamente a versão masculina da Iara, atraindo as mulheres para as águas.

Se depois destas histórias seu filho pedir ainda mais, temos algumas outras sugestões, só seguir os links que separamos para você!

– A lenda da cegonha

– Tipos de livros infantis

– Conte como surgiu o dia das mães

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário