(Foto: Teddy/Rawpixel)
No dia 9 é comemorado o dia internacional dos povos indígenas e nada melhor para celebrar esta data com as crianças do que usando as brincadeiras desenvolvidas por esta etnia. Através de petecas, bolas e uma boa dose de criatividade as crianças se divertem e ainda entendem as semelhanças que este povo tão importante tem conosco.
Abaixo separamos e ensinamos sete destas brincadeiras. Celebre o dia colocando algumas em prática!
– Melancia
Essa é uma brincadeira em que é preciso um número maior de crianças, pois temos muitos personagens. Algumas crianças serão as melancias, outras os donos da plantação, algumas farão as vezes dos cachorros que protegem a fazenda e ainda um último grupo serão os ladrões que tentam roubar as melancias. É um jogo ótimo para estimular a criatividade e deixar o lado teatral aflorar.
– Tucuxi
Essa última sugestão de brincadeira é ótima para os dias de calor, pois ela é feita na piscina. Basta ter alguns daqueles macarrões próprios para a água. Uma criança é o boto da história e fica dentro da água, enquanto os outros são os pescadores que tentam capturar o peixe. É bom que esse boto seja realmente rápido na piscina para fugir de todas ameaças.
– Peteca
Uma brincandeira bem comum lá no fim dos anos 80, início dos 90, lembram? Pois é, a peteca também é de origem indígena e pode ser feita com materiais que iriam para o lixo como sobra de tecidos, barbantes e alguma coisa que pese para a base, como pedrinhas que podem ser recolhidas pela vizinhança. O jogo consiste em jogar a peteca de um para o outro sem deixar que a gravidade faça seu trabalho e ela caia no chão.
– Tobdaé
Neste jogo é preciso muita coordenação e reflexo, pois é uma espécie de queimada com algumas petecas funcionando como a bola. São dois grupos, um tentanto acertar o outro, porém mais de uma peteca pode ser jogada ao mesmo tempo. Só tenha cuidado para que as crianças não se empolguem demais e machuquem o amigo se jogar a peteca com muita força. Quem for atigindo, deixa o campo e o ganhador é o grupo que tiver mais jogadores ainda na ativa.
– Cabo de guerra
Se você tem uma corda em casa ou até mesmo um lençol grande que possa ser puxado de um lado para o outro, você tem os materiais necessários para brincar de cabo de guerra. Basta fazer uma linha no chão e dividir as crianças em dois grupos. Ganha quem conseguir arrastar a equipe adversário para o seu lado.
– Arco e Flecha
Tiro ao alvo da maneira indígena. Caso não tenha materiais para simular um arco e uma flecha você pode usar uma bolinha para isso. Já o alvo é possível fazer desenhando em uma cartolina ou com algum material que iria para a reciclagem como latinhas e caixinhas de papelão. Desenvolve a coordenação e a mira das crianças.
– Corrida do Saci
É uma das brincadeiras mais fáceis, pois não precisa de nenhum material além de crianças dispostas a gastar energia, o que elas costumam ter de sobra. Basta selecionar uma linha de chegada e uma largada, depois é só iniciar a corrida do jeitinho que o saci faria, em uma perna só. Além de proporcionar boas risadas e uma ótima maneira para desenvolver o equilíbrio.
Quer brincar ainda mais com seus filhos? Separamos mais algumas dicas de brincadeiras que garantem muita diversão e aprendizado!
– Brinquedos da sua infância, lá dos anos 80 e 90
– Brincadeiras para a criança que não para
– Brinquedos criativos e fora do comum
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal! Acompanhe também as novidades através do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.