Tudo o que você precisa saber sobre diabetes infantil

por Redação Bebê e Tal
Diabetes infantil - Bebê e tal

(Foto: Chanikarn Thongsupa/Rawpixel)

De acordo com um levantamento realizado pelo 9º IDF Diabetes Atlas da Federação Internacional da Diabetes, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial de diabetes infantil.

Quando diagnosticados nesta fase da vida, a maior parte dos casos tem origem genética, mas também existem casos que se desenvolvem espontaneamente por conta do alto consumo de açúcar e outros fatores.

Por isso, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre os diferentes tipos, sintomas e até as possíveis formas de prevenção da diabetes infantil. Quanto mais informação, mais proteção e segurança você traz para a rotina do seu pimpolho!

Tipos de diabetes infantil

Os tipos de diabetes mais conhecidos entre nós são o 1 e 2, entretanto, na infância também é comum se deparar com casos de MODY (do inglês Maturity-Onset Diabetes of the Young) e neonatal.

Enquanto o diabetes tipo 1 ou 2 são classificados como poligênicos, o MODY é monogênico, ou seja, é causado pela mutação em um dos genes da criança. Geralmente, a particularidade é herdada de um dos pais e pode ser diagnosticada tanto na infância quanto na vida adulta.

Já a diabetes neonatal é uma condição extremamente rara que é diagnosticada logo nos primeiros meses de vida do bebê, exigindo um tratamento com insulina.

Principais sintomas

Por mais que existam diferentes tipos de diabetes infantil, os principais sintomas são comuns entre a maioria dos casos:

  • Sede em excesso;
  • Aumento do apetite;
  • Aumento de frequência do ato urinar;
  • Perda de peso;
  • Cansaço excessivo;
  • Sensação de boca seca;
  • Dores de cabeça;
  • Visão embaçada;

Ao identificar um ou mais destes sintomas no seu pimpolho, visite um profissional para realizar todos os exames necessários.

É possível prevenir?

Como uma grande parcela dos casos de diabetes infantil têm predisposições genéticas como a principal causa, como o tipo 1 e MODY, nem sempre é possível prevenir. Entretanto, hábitos saudáveis na rotina do pequeno podem prevenir a diabetes tipo 2 e auxiliar no tratamento das outras classificações.

Alimentação saudável e atividade física, por exemplo, são práticas que deixam o dia a dia do pimpolho mais balanceado, prevenindo não apenas a diabetes como outros problemas de saúde ao longo de toda a vida.

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário