Adaptação na escolinha: 5 dicas de como ajudar seu filho

por Redação Bebê e Tal

(Foto: Natalie/Pexels)

A adaptação na escolinha é um dos grandes passos no desenvolvimento infantil. É um momento de grandes emoções e descobertas, tanto para as crianças quanto para os pais.

Sendo assim, o apoio e a compreensão ao longo deste processo são indispensáveis, especialmente para transformar esse marco de crescimento em uma memória carinhosa ao invés de um trauma. Confira as 5 dicas práticas que podem te ajudar nesse acontecimento:

Escolha a creche ideal

Primeiramente, encontre uma escolinha que esteja em harmonia com a cultura e modelo de ensina que você quer para o seu pequeno. É indispensável que você visite o espaço e tire todas suas dúvidas antes de tomar sua decisão, assim, você estará confiante para apoiar seu pequeno no processo de adaptação.

Diálogo antes do início das aulas

O processo de adaptação na escolinha começa antes mesmo das aulas! Converse com seu pimpolho ao longo das atividades cotidianas, explicando como serão as aulas e tirando as possíveis dúvidas que possam surgir.

Invista em um objeto de transição

Como um símbolo de conforto e apego emocional, é comum que as crianças tenham um objeto de transição que traz mais tranquilidade, principalmente em momentos de mudança ou estresse. Pode ser uma fraldinha ou um brinquedo favorito, sendo assim, deixe que o pequeno leve esse objeto de transição no começo das aulas, até que ele se sinta ambientado e confiante.

Crie vínculos com outras famílias

Assim como esperamos que os filhotes façam novas amizades na escolinha, é uma grande oportunidade para se conectar com outros pais, tanto para socializar e construir novas amizades, quanto para criar relações de conforto entre seu filho e os coleguinhas.

Esteja presente

Neste primeiro momento, faça o possível para estar presente e disponível no processo de adaptação, marcando presença na escolinha ou confiando um membro da sua rede de apoio com esta missão. 

Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal, e também fique de olho no nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário