5 dicas para ajudar seu filho a superar o medo do escuro, monstros e bicho-papão

por Redação Bebê e Tal

(Foto: Shutterstock)

Durante a primeira infância, é extremamente comum as crianças despertarem um medo repentino do escuro, monstros e até mesmo do bicho-papão. Isso pode acontecer por inúmeros motivos, como algo que foi visto na televisão, um amiguinho que contou uma história diferente, um jogo de videogame…

Mas, como superar o medo do escuro? Esse é um processo que pede muita calma e paciência, já que você precisará encontrar métodos e formas para que a criança confie em você e volte a dormir melhor. 

Pensando nisso, selecionamos 5 dicas para você começar a colocar em prática e ajudar seu filho a superar o medo do escuro. Então, confira a seguir:   

Saiba escutar e entender o medo do seu filho

Conversar é a base de tudo! Por isso, saiba ouvir seu pequeno. Não menospreze o medo dele, mesmo que o motivo possa parecer “bobo”. Deixe o canal aberto para que ele desabafe com você e conte o que está acontecendo a ponto de tirar o sono dele. 

Seja o ouvinte que ele precisa e passe toda a segurança necessária para que ele comece a enfrentar esse problema de frente. 

Dê uma lanterna para ele superar o medo do escuro

Dicas para superar o medo do escuro, bicho-papão e monstros - Bebê e tal
(Foto: Deposit Photos) 

Uma ideia bem prática e que pode funcionar é dar uma lanterna para ele na hora de dormir. Diga para a criança ficar com esse objeto na mão e, caso escute algo estranho ou até mesmo sinta medo, que ligue para se sentir mais confortável. 

Seguindo essa mesma linha, vocês também podem comprar um abajur ou até mesmo aquelas estrelinhas de colocar no teto que brilham no escuro. Tudo o que vier para ajudar a superar o medo do escuro, será muito bem-vindo.  

Tenha um ritual antes de dormir 

Agora, se o problema além do escuro é do monstro ou bicho-papão que vive no armário, um ritual antes de dormir pode ajudar. Comece escovando os dentes e colocando o pijama. Depois, você dois devem fazer um tour pelo quarto, abrindo todas as portas, gavetas, olhando embaixo da cama, atrás das cortinas e em todos os lugares que ele pode se esconder.

Dessa forma, a criança se sentirá muito mais segura, já que todos esses lugares foram muito bem vistoriados antes de dormir. 

Faça um teatro de sombras

Que tal levar o medo do escuro na brincadeira? Faça um teatro de sombras alguns minutos antes de colocar a criança para deitar. Vocês podem usar uma lanterna e as mãos para criar esses personagens. Você ainda pode dizer que eles irão protegê-lo durante os sonhos. Uma ótima forma de incentivar a imaginação de forma positiva.  

Combine um sinal para quando ele estiver com medo

Por fim, caso a criança ainda esteja insegura de dormir sozinha, vocês podem criar um sinal de ajuda, como piscar a lanterna 3 vezes seguidas, dar dois toques na porta do quarto, assoviar, enfim, cria algo especial e que seu filho consiga replicar com facilidade. 

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.   

Você também pode gostar

Deixe um comentário