(Foto: Shutterstock)
A gente sabe que a adaptação ao home office não é nada fácil, ainda mais quando o assunto é comida… horários bagunçados, delivery a todo momento, falta de tempo, enfim, tudo contribuindo para que a alimentação da família fique desregrada.
Apesar disso, é preciso se esforçar ao máximo e contar com a ajuda de todos para melhorar a alimentação da família, já que é essencial manter a saúde em dia, principalmente durante esse período.
Porém, se você não sabe por onde começar a dar esse “up” na alimentação da família, separamos algumas dicas práticas a seguir. Confira:
Monte marmitas
Nesse momento, as marmitas podem ser suas melhores amigas, principalmente se você não tem tempo de para para cozinhar todos os dias. Tire um dia da semana, o domingo, por exemplo, prepare todos os ingredientes e separe em potes, com a quantidade ideal para cada um.
Você também pode deixar em vasilhas maiores. Depois, é só descongelar e esquentar, cada um com seu prato. Isso facilita muito e evita escolhas ruins.
Diversifique nos ingredientes
Uma ótima ideia é sair do comum e investir em novos ingredientes para as crianças experimentarem. Como vocês estão em casa, fica mais fácil apresentá-los aos pequenos e também ser exemplo durante as refeições. Então, inove nos legumes, frutas e verduras.
O mesmo alimento para várias preparações
Para facilitar sua vida na cozinha, quando for cozinhar uma batata, por exemplo, já aproveite para preparar diversos pratos como purê, batata cozida, batata assada, laminada ao forno, enfim, basta ter criatividade.
Beber água sempre
Uma ótima ideia para incentivar as crianças a beberem água é comprando uma garrafinha para cada um – e para os adultos também. Assim, eles podem ir bebendo durante o dia e encher quando for necessário, evitando os sucos e temidos refrigerantes fora de hora, além dos famosos “beliscos”.
Prepare a mesma refeição para todo mundo
Nada de preparar uma comida para cada um, seu trabalho pode até triplicar com isso. Na hora de cozinhar, monte uma refeição que todos possam comer, desde os pequenos até os adultos. Mas, lembre-se de maneirar no sal e nos temperos mais fortes.
Lanches saudáveis são essenciais
Para evitar as bolachas recheadas, salgadinhos e sucos industrializados, vocês podem pensar juntos em lanches mais saudáveis como pipoca, palitos de legumes, vitamina de frutas, gelatina também com frutas, bolo saudável, iogurte…
Nada de distração durante esses momentos
Por último, evite ao máximo que as crianças se distraiam durante as refeições com programas de tv, tablets ou até celulares. Ah, e nada de comer na sala, sempre à mesa. Assim, vocês podem conversar sobre a comida, sobre o dia, as preferências de comidas…
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.