Diversidade na infância: um fator essencial para criar adultos melhores

por Redação Bebê e Tal
diversidade na infância - bebê e tal

(Foto: Reprodução/Pexels)

Com uma variedade incrível de culturas regionais e internacionais trazidas por imigrantes do mundo inteiro, o Brasil é rico em cada um dos seus cantinhos. Com isso, ensinar a diversidade na infância é uma prática que deve ser ainda mais presente no desenvolvimento dos nossos pimpolhos.

Mostrar para a criança que existem diversas formas de viver e enxergar o mundo, independente da sua realidade, é essencial para trilhar um caminho com mais tolerância e gentileza na vida adulta.

Inclusive, ensinar o pequeno a não apenas respeitar, mas abraçar e se aprofundar nas diversas visões de mundo que existem, é uma maneira efetiva de criar uma criança mais empática e envolvida ativamente na sociedade.

Como abordar a diversidade na infância

Para isso, existem algumas dicas que podem te ajudar a abordar a diversidade na infância de forma leve e espontânea:

  • Seja o exemplo: para ensinar, é preciso praticar! Antes de tudo, respeite e valorize as diferenças para que o pimpolho siga o exemplo;
  • Apresente conteúdos que mostram a diversidade: desenhos, séries ou filmes que abordam outras culturas e vivências podem ajudar a ilustrar as diferentes realidades;
  • Prepare-se para responder dúvidas: ao conhecer um amiguinho com deficiência ou de outra região do país, por exemplo, a criança pode trazer dúvidas sobre as diversidades que cada um deles apresentou. Responda todas as perguntas que puder e, se necessário, faça uma pesquisa com a criança para que ambos se aprofundem e abracem mais experiências;

Certamente, todo o conteúdo que aprendemos na escola é indispensável para nosso crescimento como profissionais e cidadãos. Entretanto, a verdade é que o que aprendemos com as pessoas ao redor são aprendizados ainda mais valiosos para nossa evolução como indivíduos e sociedade em conjunto!

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário