(Foto: Reprodução/Pexels)
Durante a infância, as crianças passam por diversos estirões que representam saltos de desenvolvimento físico. Com isso, surgiu o termo “dor de crescimento” para nomear alguns incômodos que muitos pimpolhos costumam sentir nesta fase. Mas o que será que é verdade e mentira sobre esse diagnóstico?
A dor do crescimento existe?
Não exatamente! Há uma doença caracterizada por dores nos membros inferiores que costuma ser diagnosticada entre os 3 e 12 anos de idade, mas a verdade é que ela não é acontece por conta picos de desenvolvimento.
Na verdade, a doença de Osgood-Schlatter é uma inflamação nas cartilagens e ossos que já foi relacionada às dores de crescimento por ser popular na idade escolar, mas, na verdade, acontece pelo excesso de atividade e exaustão das pernas.
Sendo assim, o incômodo que costumamos identificar nas crianças no fim do dia, como dores nas pernas e joelhos, podem estar relacionados à intensa movimentação que pimpolhos nesta idade costumam realizar, mas é um sintoma que merece atenção caso se torne frequente.
Como ajudar os pimpolhos?
Massagens e compressas geladas, por exemplo, podem trazer um alívio para as kids, mas, caso o sintoma persista, é importante levá-las a um ortopedista para descobrir se é necessário iniciar um tratamento mais específico.
No caso da doença de Osgood-Schlatter, outros sintomas podem sinalizar que o pequeno precisa de acompanhamento médico, como manchas avermelhadas nas pernas, vômito, febre e diarreia.
- Os 4 principais cuidados para garantir a diversão com os bebês na piscina;
- Saiba como fortalecer a imunidade das crianças com atitudes simples;
- 5 dicas para aliviar o desconforto do nascimento dos dentinhos;
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.