4 dicas fundamentais para uma educação antirracista

por Redação Bebê e Tal
educação antirracista bebê e tal

(Foto: Freepik)

Para combater a discriminação racial, é preciso fazer mais do que apenas discordar de tais ideias e atitudes, é necessário agir contra a disseminação de ódio e opressão por meio da educação antirracista.

Ao ensinar os nossos pequenos sobre as questões raciais e as melhores formas de respeitar e proteger a todos igualmente, tomamos mais um passo na construção de um futuro mais gentil e justo!

Confira algumas dicas que selecionamos para te ajudar nesse processo de conscientização e desconstrução:

Apresente conteúdos produzidos e estrelas por pessoas negras

Incluir livros escritos por autores negros e filmes e séries com protagonistas negros, por exemplo, apresenta diferentes vivências e perspectivas para a criança de forma natural e espontânea.

Por meio deste tipo de conteúdo, a criança pode começar discussões saudáveis sobre os privilégios e a forma como esses personagens vivenciam e são vistos pela sociedade de forma diferente. Inclusive, também é um ótimo gancho para mostrar ao pequeno qual pode ser o papel dele na luta antirracista.

Ensine uma comunicação gentil e livre de ofensas

Além de repreender as ofensas que a maioria das crianças já conhece, também é importante apontar comportamentos que podem contribuir para a opressão de pessoas negras.

Traços físicos frequentemente encontrados em pessoas negras, por exemplo, como o cabelo crespo, podem ser usados como xingamentos. Assim, é indispensável apontar como esse tipo de comunicação é inaceitável em qualquer contexto.

Estimule o estudo de diferentes perspectivas da história

De acordo com a lei 10.639/03, o ensino de história e cultura afro-brasileira é obrigatório nas escolas. Sendo assim, é importante assegurar que o seu pimpolho está tendo acesso a esse conteúdo no colégio.

Além disso, você pode fornecer outras formas de conteúdo que enriquecem esse aprendizado, como filmes, livros e até mesmo documentários para os mais crescidinhos!

Faça a lição de casa para resolver as dúvidas

Por fim, a educação antirracista é um processo constante, em que nós, responsáveis, também precisamos aprender muito! Assim, equipe-se com conhecimento para ser o exemplo para o seu pimpolho e, ao mesmo tempo, estar preparada para as dúvidas e discussões que a criança pode trazer para casa.

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário