​​5 maneiras de ensinar sobre discriminação para as crianças

por Redação Bebê e Tal

(Foto: Freepik)

No mês de Março, celebramos duas datas importantíssimas: o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e o Dia internacional da Síndrome de Down. São momentos que destacam ainda mais a importância de ensinar sobre discriminação para as crianças.

Infelizmente, o preconceito está presente até mesmo no dia a dia dos nossos pequenos, podendo atingi-los como vítimas e criando traumas que podem gerar grandes cicatrizes emocionais. 

Por isso, como pais, o nosso papel e responsabilidade é ensinar os pequenos sobre a diversidade, especialmente para que eles nunca pratiquem o desrespeito que machuca tanto as pessoas na sociedade.

Mantenha a discussão aberta

Primeiramente, não trate esse tópico como uma grande conversa séria, e sim uma discussão que está sempre em aberto, já que dúvidas novas podem surgir de acordo com as experiências da criança.

Não evite as perguntas

A melhor forma de não transformar a diversidade em tabu é responder às dúvidas das crianças com naturalidade e sinceridade, mostrando que é seguro buscar os pais para conversar.

Utilize acontecimentos do dia a dia para tirar dúvidas

Ensinar sobre discriminação para as crianças pode parecer um assunto complexo, mas, ao utilizar situações hipotéticas e exemplos do dia a dia, fica muito mais fácil tornar o tópico mais claro e real.

Apresente culturas diferentes

Para que a criança se familiarize com as diferenças ao redor do mundo, que tal apresentar diversas culinárias, músicas e filmes? Assim, o pimpolho se acostuma naturalmente a toda riqueza presente no mundo.

Seja um exemplo

Por fim, é importante lembrar que as crianças aprendem muita coisa por imitação, especialmente porque os pais são figuras que eles admiram e respeitam. Sendo assim, diante de situações de discriminação e desrespeito, se posicione e mostre ao seu filho como a empatia e o respeito devem estar acima de tudo.

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário