(Foto: Taylor Heery/Unsplash)
Em algum momento da infância, as crianças começam a questionar o porquê de tudo, como “por que chove?” ou “por que hoje o céu está cinza?”. Assim, ensinar sobre tempo e clima se torna essencial neste momento.
Pensando em te ajudar nesta missão, trouxemos 4 dicas bem simples, mas infalíveis, que vão tornar a compreensão dos pequenos mais natural e divertida neste bate-papo.
Diferença entre clima e tempo
Primeiramente, é fundamental começar falando que cada uma dessas palavras tem um significado diferente. O tempo é considerado o estado momentâneo das condições atmosféricas e meteorológicas, ou seja, quando o dia está chuvoso ou ensolarado.
Por outro lado, o clima refere-se a um conjunto de condições que caracterizam a vivência em um lugar. Por exemplo, no Nordeste, o clima é quente e seco, mas o tempo pode ser chuvoso e nublado dependendo do dia.
Elementos do tempo
Na hora de explicar o que é o tempo, vale a pena explicar termos que estão envolvidos neste processo, como a umidade do ar, a chuva, os ventos e, é claro, a temperatura atual.
Elementos do clima
Já o clima é afetado por condições como localização geográfica, correntes marítimas e massas de ar. Aos poucos, é possível apresentar cada elemento para o pimpolho se aprofundar no estudo do clima.
Conte a ajuda do lúdico
Por fim, as crianças sempre aprendem melhor quando estão se divertindo, sendo assim, a dica é sempre buscar recursos que tornem o aprendizado mais leve. Desenhos animados, esquemas simplificados e até músicas didáticas podem transformar o processo em brincadeira.
- 4 dicas fundamentais para uma educação antirracista;
- Equilíbrio no uso de telas nas férias escolares;
- Como começar a conversar sobre educação financeira infantil;
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.