(Foto: cottonbro studio/Pexels)
Certamente, a infância é o melhor momento para ensinar um novo idioma para crianças! Nesta fase, eles absorvem o aprendizado com facilidade e levam a lição para a vida inteira.
Pensando nisso, trouxemos algumas atividades e práticas que podem ser integradas na rotina do seu pimpolho para potencializar o aprendizado e deixar todo o processo mais divertido e espontâneo. Confira!
Busque livros complementares
Além do material didático estudado na escola ou curso específico, aposte em histórias divertidas e ilustradas que também são escritas no novo idioma aprendido pela criança.
Depois de finalizar o livro, pergunte o que o pequeno entendeu da história e quais palavras novas aprendeu, para fixar o ensino e entender qual é o nível de evolução da criança.
Sessão pipoca em outro idioma
Na próxima maratona de filmes e séries, aposte em programas focados para alfabetização infantil em outra língua. Neste formato, os personagens costumam dizer uma expressão e, logo depois, a traduzem.
Para as crianças que já sabem ler, você pode ativar as legendas. Inicialmente, deixe-as em português e, de acordo com a evolução, mude para o mesmo idioma do áudio. Dessa forma, o pequeno associa os sons que ouve com a forma em que são escritos.
Ouvindo músicas internacionais
Solte a voz com o seu pimpolho e pratique um novo idioma sem nem perceber! Existem versões em outras línguas de músicas infantis clássicas, como a “Dona Aranha” e até mesmo “Parabéns”.
Ao mesmo tempo, as trilhas sonoras dos filmes favoritos das crianças também podem ser ótimas opções para essa atividade. O fenômeno Frozen, por exemplo, viralizou com uma versão da música “Livre Estou” cantada em 25 idiomas.
Aprender é se divertir
Que tal transformar o estudo em brincadeira? Com jogos clássicos que as crianças já conhecem, como jogos de tabuleiro ou de memória, por exemplo, é possível trazer o idioma para a diversão.
Além disso, existem também aplicativos para smartphone e computador que ensinam mais sobre cores, animais e outros itens de vocabulários essenciais para os pequenos.
Estudo como parte da rotina
Sem dúvida, trazer a prática para o dia a dia do pequeno é uma forma infalível e espontânea de ensinar um novo idioma para crianças. É uma ótima maneira de trazer o aprendizado para a realidade do pequeno, assim ele entende como efetivamente usará aquela língua em sua rotina.
Por exemplo, quando estiver preparando uma refeição, peça para que seu filho te ajude nomeando os ingredientes e, assim, trazendo o novo conhecimento a este momento cotidiano.
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.