4 erros na introdução alimentar que tornam a criança seletiva para comer

por Redação Bebê e Tal

(Foto: Acervo pessoal)

Certamente, a nutrição da criança é um dos principais pontos de atenção da família, principalmente quando o pequeno está conhecendo novos sabores e texturas nos primeiros aninhos de vida. Entretanto, alguns erros na introdução alimentar podem tornar seu filho extremamente seletivo, o que pode prejudicar o valor nutricional da dieta diária.

Pensando nisso, destacamos os 4 erros mais comuns que você precisa evitar logo nos primeiros contatos do pequeno com diferentes ingredientes.

Oferecer alimentos industrializados

Por serem ricos em aditivos químicos, sódio, gorduras saturadas e açúcares, os alimentos industrializados apresentam sabores extremamente fortes e viciantes que não podem ser encontrados em ingredientes naturais. Com isso, o paladar da criança fica treinado a buscar estes alimentos artificiais com baixo valor nutricional antes mesmo que ela conheça receitas naturais e saudáveis.

Deixar muitos estímulos disponíveis na hora da refeição

TV ligada, pressa, vozes altas e aparelhos eletrônicos na mesa tiram todo o foco do alimento e, com isso, a criança associa o momento da refeição com um período de estresse e confusão. Por isso, é indispensável criar um ambiente tranquilo e livre de distrações para que seu filho foque nos novos sabores e texturas do prato.

Obrigar o pequeno a comer mais do que ele quer

Sem dúvida, este é um dos mais comuns erros na introdução alimentar! Especialmente ao apresentar um novo alimento, é recomendado respeitar o ritmo da criança e deixar que ela experimente o ingrediente como preferir. Caso o pequeno rejeite completamente o prato, teste novas apresentações e preparos ao invés de insistir ou manipular para que ele coma mais do que deseja.

Substituir as refeições por snacks

Às vezes, os pequenos pedem para comer docinhos ou snacks em vez de uma refeição completa. Mas por mais que esses alimentos estejam liberados com moderação, esse hábito de substituir pode prejudicar muito a rotina alimentar do seu filho. Prefira conversar com a criança e explicar que os snacks podem ser consumidos em outros momentos do dia.

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.  

Você também pode gostar

Deixe um comentário