(Foto: Spencer Gurley Films/Pexels)
Utilizando a natureza como um recurso pedagógico no desenvolvimento dos pequenos, as Escolas da Florestas surgiram na década de 50 na Europa, principalmente na Escandinávia. Hoje, a metodologia é aplicada ao redor do mundo, especialmente para promover uma educação que prioriza a autonomia, responsabilidade e a sustentabilidade.
No Brasil, a metodologia ainda está dando os seus primeiros passos e, por isso, ainda não existem tantas instituições pelo país. Entretanto, a tendência é que a técnica venha para ficar após o fim da pandemia, em que as crianças passaram muito tempo em casa e, agora, possuem uma grande necessidade de explorar o mundo externo.
Benefícios das Escolas da Floresta na educação
Como o próprio nome diz, as Escolas da Floresta são instituições que contam com a natureza como um dos espaços de ensinamento. Algumas promovem aulas exclusivamente na floresta, com instalações mais simples e minimalistas para dias de chuva, enquanto outras contam com salas de aulas comuns e inserem a vivência com a natureza em determinados horários do dia ou semana.
Por meio da contação de histórias, os instrutores enriquecem o repertório das crianças sobre o meio ambiente, ao mesmo tempo em que estimulam a criatividade e imaginação.
Ao mesmo tempo, no convívio no ambiente natural, os professores ensinam não apenas sobre a riqueza da floresta, mas também sobre a realização de tarefas e sobrevivência. Assim, as crianças colocam as mãos na massa para usar ferramentas, construir invenções com materiais naturais e até mesmo explorar novas texturas ao desbravar a floresta.
Com isso, há um impulso no senso de independência e autonomia da criança, enquanto ela estabelece uma sintonia com a natureza que a rodeia. Além disso, como as atividades são feitas em grupo, há o fortalecimento das relações e o enriquecimento das habilidades sociais do pimpolho.
- Dicas para uma escolha certeira da creche, berçário ou escolinha de seu filho;
- Educação ambiental: como conscientizar as crianças sobre o meio ambiente;
- 6 dicas para aplicar disciplina positiva na rotina com seus filhos;
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.