(Foto: Felix/Rawpixel)
Definitivamente não é uma tarefa fácil cortar o cordão umbilical e deixar seu filho em uma creche pela primeira vez, e muitas vezes nem pela décima ou milésima. Porém, algumas coisas podem ajudar em uma escolha certeira da creche, berçário ou da escolinha que seu filho começará a frequentar.
Quando investigamos bastante o lugar e tomamos a decisão com consciência diminuímos as chances de a insegurança aparecer nestas horas em que precisamos mostrar a eles que a separação momentânea é necessária para o desenvolvimento e independência dos dois lados. Saiba o que você deve levar em consideração para esta escolha:
Limpeza
Independentemente da idade do seu filho a preocupação com a limpeza do estabelecimento é primordial, mas se for para os cuidados de um bebê esta atenção deve ser redobrada. Sempre que as crianças começam a frequentar creches e conviver com mais frequência com outras crianças as chances de doenças aumentam e por isso a higiene deve ser ponto primordial.
Peça para visitar todos os cômodos, inclusive banheiros e a cozinha. Perceba os cheiros presentes no lugar e também a ventilação. Questione sobre equipe de limpeza e a frequência com que a higienização é feita.
Profissionais
As pessoas que trabalham na creche são os próximos adultos com que seu filho irá conviver boa parte do dia. Por isso é importante saber a formação de cada um, bem como o temperamento e até mesmo se você “vai com a cara” deles. Tem coisa que não adianta forçar, se você se sente bem com as pessoas você sempre se sentirá mais segura em deixar seu filho com elas.
Segurança
Quando for visitar a escola aproveite para observar todas as questões que envolvem segurança, não somente se há grades e um responsável pela entrada e saída de pessoas, mas também a segurança direta do seu filho. Existem corrimões, muitas escadas ou é possível ter controle dos lugares que ele terá acesso?
Aproveite para perguntar também sobre convivência com crianças de outras idades. Talvez ter a hora do intervalo junto com crianças muitos anos mais velhas seja um motivo de atenção.
Localização
Querer a melhor escola para o filho é natural, mas não adianta nada caso essa escola fique do outro lado da cidade. Pense no deslocamento, no trânsito e no tempo que você levaria para chegar a este lugar caso aconteça uma emergência. Escolher uma creche que fique próximo à sua casa ou ao trabalho de um dos pais costuma ser a melhor saída.
Avaliações
A internet é uma grande aliada para investigar o espaço em que matriculará seu filho. As avaliações das redes sociais e do Google podem ajudar a formar uma opinião, você consegue até mesmo se prevenir de problemas se ler alguma avaliação negativa. Vale fazer a pesquisa off-line também, converse com outros pais que tenham os filhos em idade parecida com a do seu, de repente uma indicação é tudo que você precisa para fazer a escolha com mais segurança.
Rotina
Questione como será a rotina de seu filho lá. Dependendo da idade dele é importante manter a mesma rotina que tem em casa ou ter atividades que façam ele aprender e gastar energia, ao mesmo tempo em que se diverte. Não tenha receio de fazer perguntas, é direito e até mesmo um dever seu se precaver da melhor escolha.
Valor
Não deveria, mas o valor pode ser um fator determinante para a sua escolha certeira da creche. Afinal não adianta encontrar uma creche perfeita e no fim descobrir que não cabe no seu orçamento. Pergunte sobre parcelas da mensalidade e qualquer outro gasto extra. Planejamento financeiro também faz parte desta hora.
É, levar seu filho para iniciar a vida estudantil pode dar um certo trabalho, mas é uma fase importantíssima. Pra te ajudar separamos alguns outros artigos que abordam nuances deste tema.
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.