Estilos de aprendizagem: como o seu filho absorve melhor novos conhecimentos?

por Redação Bebê e Tal
estilos de aprendizagem bebê e tal

(Foto: Annie Spratt/Unsplash)

Cada criança tem um jeitinho próprio de estudar e absorver novos conhecimentos. Assim, entender qual dos estilos de aprendizagem tem tudo a ver com seu filho é fundamental para oferecer o melhor apoio que ele precisa dentro e fora da escola.

Na pesquisa e teoria desenvolvidas por Neil Fleming e Colleen Mills durante os anos 90, existem 4 principais formas de aprendizado: visual, auditiva, leitura e escrita, cinestésica.

Em cada um dos estilos de aprendizagem, a pessoa explora habilidades cognitivas específicas para receber, compreender e fixar o conteúdo que está sendo veiculado. Com isso, ela demonstra mais facilidade para aprender a partir do contato com uma mídia em particular.

Visual

Neste estilo de aprendizagem, o estudante absorve melhor a informação quando ela é associada ou veiculada por meio de imagens, vídeo, gráficos ou tabelas, por exemplo. 

Para esse perfil de pimpolhos, trabalhar com videoaulas e materiais extremamente visuais pode tornar o processo de ensino muito mais fluido e espontâneo.

Auditivo

Já o estilo de aprendizagem auditivo tem um foco em tudo que é veiculado por meio de sons. Palestras e debates, por exemplo, podem ser extremamente benéficos para esse perfil de estudante.

No caso das crianças, pode ser muito interessante trabalhar com músicas educativas e até repetições em voz alta do conteúdo que está sendo estudado.

Leitura e escrita

Para os estudantes que aprendem facilmente com conteúdos escritos, é atribuído o estilo de aprendizagem com leitura e escrita. São alunos que têm facilidade com livros e textos, assim como costumam fazer várias anotações na aula.

Para ajudar o seu pimpolho, você pode motivá-lo a fazer resumos da matéria estudada ou apresentar livros que se relacionam ao conteúdo de alguma forma.

Cinestésico

Por fim, o estilo de aprendizagem cinestésico acolhe os alunos que compreendem melhor o conteúdo quando o colocam em prática. Com isso, são estudantes que gostam de interagir durante a aula e realizar atividades que realmente provam a teoria ensinada.

Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário