(Foto: Andrea Piacquadio/Pexels)
A gente sabe que não tem sido nada fácil o estudo das crianças em casa… mas, para que seu pequeno continue a aprender mesmo longe da escola, ele precisa – e muito – do apoio de todos em casa.
Como o homeschooling veio para ficar e muitas escolas ainda não têm data prevista para retorno, o melhor a se fazer é criar hábitos para ajudar e tornar esse estudo em casa em uma experiência menos traumatizante possível.
Pensando nisso, separamos dicas valiosas para potencializar o estudo das crianças em casa, com ações simples, mas que prometem fazer toda a diferença durante o “novo normal”. Então, confira a seguir:
Ter uma rotina é essencial
Para começar, é extremamente importante vocês criarem uma rotina durante os dias de aula. Não é porque a criança está em casa que pode fazer o que quer e quando quer, né? Por isso, combine horários para todas as atividades, desde ao acordar, até ao dormir.
Vocês podem montar um quadro com os momentos de tomar café, escovar os dentes, vestir o uniforme, assistir à aula online, almoçar, fazer as lições de casa, descansar, brincar, enfim, tudo o que envolva as atividades do dia a dia.
Dessa forma, seu filho desenvolve a independência e começa sozinho a colocar em prática todas essas obrigações, sem brigas ou choros desnecessários
Crie um ambiente só para os estudos das crianças
Pode parecer simples, mas ter um lugar pensado especialmente para seu filho participar do homeschooling é essencial para o desenvolvimento dele. Já que se ele não se sentir bem ou confortável, não conseguirá se concentrar.
Por isso, encontrem um lugar perfeito para as aulas, bem silencioso, com mesa, computador, local de apoio para que ele possa aprender sem distrações. Ah, esse ambiente também precisa ser confortável! Almofadas podem ajudar.
Evite distrações
E, por falar em distrações, nada de brinquedos, celular, televisão, videogame ou tablets ligados! A hora do estudo das crianças é para o estudo! Ele só precisa ter ao alcance os materiais que usará durante as lições como o caderno, estojo, fone de ouvido…
Pode parecer difícil no começo mas, com o tempo, tudo entra nos eixos e a criança começa a entender que aquele momento é especialmente para escola.
Organização sempre
Assim como na escola, seu pequeno deve aprender que é obrigação dele manter esse ambiente de estudos sempre em ordem e limpo. Para isso, a cada fim de aula, peça para ele colocar todos os objetos em seus devidos lugares, com cuidado, já que a bagunça pode influenciar diretamente no rendimento durante as aulas.
Ajude quando necessário
Apoiar seu filho quando necessário ajuda a criar um vínculo de confiança. Por isso, dê uma atenção especial quando ele pedir, mesmo que você não saiba sobre o assunto, busque saídas como uma pesquisa na internet ou uma conversa com a professora dele, por exemplo. O importante é não desistir.
Estipule metas e parabenize quando forem cumpridas
Por fim, para incentivar seu pequeno a dar sempre o melhor, vocês podem estipular metas semanais e, quando forem realizadas, saiba reconhecer o esforço dele e parabenize com palavras de incentivo e até pequenos mimos como um bombom, por exemplo.
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.