Excesso de expectativas: o seu filho não precisa ser o que você espera dele! 

por Marcelle Prado

Criar expectativas é inerente ao ser humano! Criamos expectativas para nosso trabalho, nossa aparência, nossos amigos, nosso parceiro e por aí vai! Mas quando essas expectativas são direcionadas aos nossos filhos geralmente estão associadas a uma ideia de que a criança é uma extensão do que somos e está ali para cumprir “um roteiro” que consideramos ser o caminho para o sucesso.

E o que acontece quando colocamos expectativas tão grandes e pesadas sobre um ser que está em pleno desenvolvimento físico, mental e emocional

Por estarem em formação, as crianças estão definindo seus conceitos e valores. A cobrança excessiva nesse momento pode atrapalhar esse desenvolvimento, o senso de autoestima e tomada de decisão dos pequenos, que podem entender a necessidade por atender a essas expectativas como uma forma de se sentirem amados.

Por isso, entender que o seu filho não precisa ser o que você espera dele é essencial para o seu futuro! Perceber que a criança não é uma extensão do que somos é essencial para que ela tenha a liberdade de ser exatamente quem deve ser. 

Sabendo que as expectativas são inevitáveis, como prevenir ou lidar com o fato de que elas podem muito bem não serem cumpridas? 

  • Coloque-se no lugar do seu filho. Como ele se sente? O que ele gosta de fazer? Como você era na idade dele? Olhar pelo ângulo do outro fornece um campo de visão valioso para se lidar com as diferenças.
  • Sonhe com um futuro maravilhoso para seu pequeno, mas mantenha os pés no chão: avalie a realidade e sempre tente fazer um julgamento realista do que você espera, assim você pode diminuir expectativas irrealistas. 
  • Se não puder eliminá-las, gerencie as expectativas: não deixe que elas respinguem em seu filho. 
  • Entenda que por mais que você tenha autoridade sobre seu filho, as opiniões, desejos e vontades dele também contam! Ao respeitar suas escolhas e decisões você estará ensinando-os a respeitar o próximo, além de gerar uma sensação de segurança de que eles podem contar com você a qualquer momento.

Lembre-se sempre: criar um filho não é um plano de negócios, os resultados podem não ser o que você espera, já que eles são diários e facilmente mutáveis. 

Quando sentir que está passando dos limites nas expectativas que tem sobre seu filho, tente controlar suas angústias e concentre-se em viver um dia de cada vez, cuidando da educação diária, da rotina e principalmente da relação de confiança, carinho e amor que você tem com o pequeno. 

Você também pode gostar

Deixe um comentário