Final da gravidez: quais os sintomas mais comuns?

por Redação Bebê e Tal

(Foto: Deposit Photos)

No final da gravidez, alguns desconfortos costumam aparecer com mais frequência, porém, são sintomas completamente normais, já que mostra que seu corpo está se preparando para a tão aguardada chegada do bebê. 

Apesar disso, mamita, fique em alerta, já que esses desconfortos do final da gravidez devem ser avaliados exclusivamente por seu médico, que dará as melhores e mais indicadas instruções para aliviar os sintomas. 

Mas, se você é mãe de primeira viagem e não sabe o que esperar, selecionamos os principais sintomas que aparecem neste final de gravidez. Então, confira a seguir: 

Inchaço

Pernas e pés inchados são sinais típicos do final da gravidez, já que o corpo retém mais líquido e a circulação fica mais lenta. Para melhorar, caminhadas leves, apoiar os membros inferiores sobre uma almofada, meias elásticas, beber bastante água e comer alimentos ricos em magnésio podem ajudar. 

Desconfortos estomacais 

Refluxo, azia e má digestão, por exemplo, aparecem por causa das alterações hormonais e também pelo espaço que a criança começa a ocupar nesta região. Para evitar, a melhor solução é manter uma dieta equilibrada, sem açúcar e alimentos fritos, por exemplo,  comer em menor quantidade e mais vezes ao dia, beber bastante água e não deitar logo após as refeições. 

Dores nas costas

Esse é um dos principais sintomas do final da gravidez. Isso acontece por causa do tamanho da sua barriga e do peso da criança, que sobrecarrega as articulações e move o eixo corporal para frente. 

Para relaxar essa área do seu corpo, procure fazer exercícios específicos para as costas e coluna com um profissional. Usar uma cinta de sustentação também ajuda a aliviar as dores.  

Manchas na pele

Sua pele pedirá uma atenção especial na reta final da gravidez, já que está mais propensa a desenvolver manchas e espinhas. Para isso, use cremes específicos e indicados pelo seu médico para manter a hidratação. Beber muita água, usar protetor solar todos os dias e evitar maquiagem em excesso também ajudam. 

Já no caso das temidas estrias, evite coçar a região e use cremes específicos para esse tratamento. 

Insônia

Sintomas do final da gravidez - Bebê e tal
(Foto: Deposit Photos)

A gente sabe que é uma missão quase impossível encontrar uma posição confortável para ter uma boa noite de sono. Com a barriga cada vez maior, fica também cada vez mais difícil dormir tranquilamente.

Para tentar ajudar, você pode criar uma rotina antes de deitar, tomando um banho quente bem relaxante, acender uma vela aromática de lavanda, beber um chá com flores de camomila e hortelã. 

Vontade frequente de ir ao banheiro 

Como o útero está aumentado, ele enfraquece a musculatura da pelve e diminui o espaço da bexiga, fazendo com que você sinta vontade de ir ao banheiro mais vezes e até tenha escapes de xixi. Por isso, é extremamente importante fortalecer essa região com pilates e até fisioterapia, por exemplo.

Falta de ar

Por fim, ter mais dificuldade para respirar também é bem comum, já que o útero comprime os pulmões, deixando a respiração mais curta. Para tentar evitar que isso aconteça, não faça esforços desnecessários e use roupas mais largas. 

Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.  

Você também pode gostar

Deixe um comentário