O que há em comum entre o folclore brasileiro e o Dia das Bruxas?

por Redação Bebê e Tal
folclore brasileiro e o Dia das Bruxas

(Foto: Rawpixel/Freepik)

O que será que o folclore brasileiro e o Dia das Bruxas têm em comum? Além de histórias que brincam com o imaginário das crianças e imprimem a cultura de suas respectivas origens, ambos os tópicos possuem muito mais em comum!

Folclore brasileiro + Dia das Bruxas

Dia 31 de outubro, quando é celebrado o Dia das Bruxas ao redor do mundo, também é celebrado o dia do Saci Pererê, um dos grandes ícones do folclore nacional.

Conhecido como o menino sapeca que pula em uma perna só, o Saci ganhou a sua própria comemoração em 2004 no estado de São Paulo. Depois, em 2010, a data entrou no calendário de celebrações do país inteiro.

Entretanto, é mais comum vermos o Halloween ser comemorado no Brasil, por mais que haja a celebração de um personagem tão representante da cultura nacional no mesmo dia. Por que será que isso acontece?

Popularidade do Dia das Bruxas no Brasil

A partir de filmes, séries e desenhos, consumimos muito da cultura estadunidense e, assim, desejamos viver momentos parecidos com aqueles que vemos nos filmes.

Com isso, as festas à fantasia, a brincadeira de “Gostosuras e travessuras” e outros símbolos da data se tornam extremamente valorizados aqui.

A dica é manter um equilíbrio entre ambas as comemorações para enriquecer o dia das crianças. Enquanto elas comemoram o tradicional Dia das Bruxas com amiguinhos em festas ou na escola, que tal criar uma brincadeira inspirada no Saci em casa? Ou tirar um tempinho para ler mais histórias do folclore nacional neste dia tão especial?

Assim, o pimpolho aprende um pouco mais sobre estes contos tão fundamentais para a representação do imaginário brasileiro, sem perder a diversão do que conhecemos como clássico Dia das Bruxas.

Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário