Geração alpha: tudo sobre a educação das crianças nascidas a partir de 2010

por Redação Bebê e Tal
geração alpha - bebê e tal

(Foto: McKinsey/Freepik)

Muito se fala sobre a geração Z, mas agora também é hora de estar de olho na geração alpha! 

Atualmente, muitos dos pequenos que nasceram a partir de 2010 estão entrando na adolescência e, assim, apresentando características mais acentuadas sobre o fenômeno que é crescer neste mundo tecnológico e globalizado.

Sendo assim, reunimos as principais características destes pequenos que representam o futuro, assim como as melhores dicas para se comunicar com eles, principalmente quando o assunto é educação!

Quem é a geração alpha?

Nascidos a partir de 2010, são crianças que já cresceram em um mundo em que a internet estava completamente normalizada como ferramenta do dia a dia e, assim, já são acostumados com as redes sociais e todas as praticidades que a internet traz.

Com isso, elas são flexíveis e se movem de acordo com o ritmo das tendências que surgem e vão embora nas redes, ou seja, muito rápido!

Por conta do excesso e da velocidade de informações que absorvem, podem ter problemas em manter a atenção em um tópico por muito tempo, principalmente se este for abordado de forma monótona.

Por outro lado, por terem contato com tanta diversidade, representam uma geração de tolerância e gentileza que abraça as diferenças com mais facilidade. 

Dicas para a educação da geração alpha

  • É fundamental manter uma relação de transparência e confiança com as crianças, principalmente para monitorar o que elas veem na internet;
  • Estabelecer limites no tempo de telas, mas também usar a tecnologia como ferramenta na educação;
  • Investir em atividades coletivas que fortaleçam os laços com os amigos e também com a família, já que a socialização é fundamental no desenvolvimento;
  • Prestar atenção à saúde integral do jovem, tanto a física quanto a mental;
  • Estimular o brincar, principalmente com técnicas manuais que trabalham a imaginação da criança foram das redes;

Você já sabia sobre essas particularidades da geração alpha? Compartilhe sua opinião e experiência nos comentários abaixo!

Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário