(Foto: Freepik)
A jardinagem é um hobby incrível para incluir os pimpolhos, já que a maior parte da prática envolve atividades seguras e um grande contato com a natureza. Com isso, ter uma horta com as crianças possui um grande potencial de enriquecer ainda mais o desenvolvimento saudável!
Além de trazer ainda mais sabores naturais para os pratos do dia a dia, existem benefícios fundamentais para a construção da personalidade da criança, assim como a sua perspectiva sobre a sustentabilidade e até mesmo relações sociais. Continue lendo para saber mais!
Construção de consciência ambiental
Certamente, o contato diário com as plantinhas ajuda os pequenos a terem uma noção mais concreta da beleza da natureza e da necessidade de protegê-la agora e no futuro.
Senso de responsabilidade
Antes de começar a horta com as crianças, é importante conversar com elas que cada um dos cuidados são cruciais para a saúde das plantinhas.
Ao assumir esse compromisso de cuidar do cultivo, elas desenvolvem um senso ainda mais forte e claro de responsabilidade, investindo tempo e energia para proteger a hortinha, mas sem perder o aspecto lúdico e divertido da atividade.
Fortalecimento dos laços familiares
Por fim, como a atividade será realizada junto aos pais, irmãos ou outros familiares, é um tempinho do dia dedicado especialmente à curtir a companhia um do outro. Tradições como estas na rotina do pimpolho são fundamentais para estreitar os laços familiares e construir lembranças inesquecíveis da infância!
- Educação ambiental: como conscientizar as crianças sobre o meio ambiente;
- Faça uma horta em casa com as crianças!
- 4 lugares para visitar com crianças que amam insetos;
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.