(Foto: Reprodução/Pinterest)
Baseados em uma metodologia criada por Maria Montessori há mais de 100 anos, os quartos montessorianos buscam estimular a independência e liberdade da criança de forma espontânea e segura.
Basicamente, o principal objetivo da técnica é promover a autonomia e autoeducação, dessa forma, os móveis são adaptados à estatura da criança, permitindo que ela se locomova pelo quarto como quiser, tendo acesso aos brinquedos e livrinhos sem necessariamente pedir para os pais.
Para manter o ambiente seguro, é indicado não usar móveis com quinas pontudas, esconder tomadas e se certificar que os móveis presos na parede estejam bem presos. Além disso, a utilização de tapetes e tatames é ideal para amortecer possíveis quedas e também oferecer uma experiência sensorial aos pequenos que caminham descalços.
Ideias de quartos montessorianos para seu pequeno
Agora que você já conhece os principais elementos de uma decoração montessoriana, é hora de se inspirar com algumas referências variadas para desenvolver o seu próprio design, de acordo com a personalidade do seu pequeno e a disposição do seu ambiente.
Além de móveis funcionais, os quartos montessorianos também são conhecidos por contarem com cores vibrantes e estampas lúdicas, especialmente para estimular a criatividade e imaginação do pequeno, criando um ambiente em que ele é estimulado na medida certa o tempo todo.
Ao mesmo tempo, elementos naturais como móveis em madeira e cestos de palha fazem sucesso na composição, já que se encaixam em diferentes paletas de cores e podem permanecer no quarto mesmo que a decoração se transforme ao longo dos anos de crescimento do seu pimpolho.
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.