(Foto: Reprodução/Pexels)
Além de ser um momento de descobertas e um grande marco do desenvolvimento infantil, a introdução alimentar é uma etapa que envolve a contribuição de toda a família! Cada detalhe é essencial para construir uma dieta saudável e completa para o pimpolho desde os primeiros anos de vida.
Por isso, reunimos dicas que vão desde o preparo dos alimentos até a hora da refeição, especialmente para você entrar neste momento com tudo que precisa saber!
O melhor momento para começar
De acordo com as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde), a introdução alimentar pode ser iniciada no sexto mês de vida, ainda que o aleitamento deva ser continuado até os 2 anos, se possível.
Aos 6 meses, os bebês já apresentam habilidades que possibilitam o manuseio da comida:
- Sustentação da cabeça e tronco;
- Segurar objetos com as mãos;
- Fazer movimentos voluntários com língua e boca.
Respeitando os limites da criança
Durante a introdução alimentar, é importantíssimo oferecer o alimento de acordo com o nível de aceitação do pimpolho. Sendo assim, se ele estiver cheio, é essencial respeitar e não forçar, já que isso pode afetar na impressão sobre a refeição.
Além disso, caso a criança rejeite algum ingrediente de primeira, é recomendado respeitar o momento e, posteriormente, apresentar o alimento novamente de outra forma.
Trabalhando as consistências
Inicialmente, a recomendação é oferecer papinhas bem pastosas ou frutas amassadinhas para os bebês. Aos poucos, a consistência vai se tornando mais sólida, de acordo com a aceitação do seu pequeno e as reações dele a cada ingrediente.
Para que a criança entenda melhor o sabor de cada alimento, não é recomendado misturar muitos ingredientes em uma única papinha. Além disso, bater no liquidificador também não é a melhor opção, já que se perde toda a textura característica do ingrediente.
Melhores ingredientes
Para oferecer todos os nutrientes e vitaminas que os pimpolhos precisam, é indicado apostar em uma alimentação rica em legumes, hortaliças, frutas, cereais e grãos. Além disso, é sempre melhor investir em ingredientes naturais e preparar as próprias papinhas, se possível, do que partir para alimentos industrializados nessa etapa da introdução alimentar.
Hora da refeição
Por fim, mas não menos importante, um ambiente calmo e tranquilo é essencial para que a criança consiga focar nos alimentos que está conhecendo. Prefira fazer a hora da refeição em um cenário sem distrações e confortável para o pimpolho.
- Erros na introdução alimentar;
- Seu bebê toma água suficiente?;
- 5 super alimentos para a saúde das crianças;
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.