(Foto: Jonathan Borba/Pexels)
A importância do com a natureza é uma das coisas mais gostosas de ensinar aos pequenos, eles aprendem muito e se divertem como ninguém. Uma forma de estimular este contato desde cedo é através da jardinagem. Não é preciso muita técnica ou nem mesmo espaço, um vasinho para iniciar já está de bom tamanho.
– Cuidados necessários
Crianças, principalmente as pequenas, estão levando as mãos a boca a todo tempo e os dedinhos nervosos não param um segundo de querer sentir o mundo ao redor. Por isso é importante ficar sempre de olho e aproveitar pra ensinar a necessidade de usar luvinhas e de higienizar sempre as mãos.
Na escolha das plantas também é importante levar em consideração se ela tem algum nível de toxicidade ou mesmo espinhos que pode ferir a criança e acabar com a brincadeira.
– Plantinhas indicadas
Se tem uma coisa que não é o forte das crianças é ter paciência, por isso para iniciar esta jornada é bom escolher algumas plantas que dão resultado logo, seja nascer da semente ou florescer e frutificar se já for uma planta maior. É importante mostrar que o trabalho e o tempo que a criança dedicou fará alguma modificação, caso contrário ela pode perder o interesse tão rápido quanto se mostrou disposta de início.
O velho brotinho de feijão é uma ótima maneira para começar, mas outras plantas também tem um resultado relativamente rápido e costumam chamar bastante a atenção das crianças, seja pela cor, formato ou fruto. São elas: girassol, tomatinho cereja, suculentas, begônia, capuchinha e dália.
– Benefícios
Fazer jardinagem com as crianças é uma forma de promover diversos benefícios para o bem-estar e o desenvolvimento delas. Com cuidados básicos e atenção com as plantinhas elas aprendem que cada coisa tem seu tempo e precisa de um cuidado específico para ficar bem. Também desenvolvem a coordenação motora e aprendem a empregar a força necessária para fazer o buraco na terra e plantar.
Isso sem falar no bem que o contato com a natureza faz para nossa saúde mental. Estimular hábitos saudáveis com a jardinagem resultam até mesmo em uma melhor alimentação, afinal é certeiro que a criança irá experimentar o tomatinho que ela mesmo plantou. Aproveite para investir em uma hortinha e tenha produtos sempre fresquinhos para as refeições.
Se pensarmos no benefício maior a jardinagem também é capaz de fazer a criança começar a entender a importância de preservar a natureza e de todos os benefícios que ela nos traz. Caso seja possível aproveite o interesse para levar seu filho em passeios como ao jardim botânico de sua cidade ou a uma fazenda para que ela possa ver plantações maiores.
Atividades como esta, principalmente se feitas em família proporcionam momentos gostosos e muita aprendizagem a todos os envolvidos. Quer mais ideias para a família toda ter ainda mais contato com a natureza? Só seguir estes links que separamos especialmente para este momento.
– Brincadeiras lúdicas para toda a família
– Brincadeiras para fazer ao ar livre
– Brincadeiras antigas que ainda funcionam
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.