Leitura para o bebê: tudo sobre a importância do hábito e quando começar

por Redação Bebê e Tal
leitura para o bebê - bebê e tal

(Foto: Picsea/Unsplash)

Provavelmente, você já ouviu falar sobre a importância da música ou das cores para o desenvolvimento dos pequenos, mas a leitura para o bebê também faz toda a diferença nesta fase!

Ao contrário do que muitos pensam, a leitura pode ser apresentada para a criança logo nos primeiros meses de vida. Inclusive, a prática traz benefícios incríveis para o desenvolvimento do pequeno até mesmo para a relação entre toda a família.

Qual é a importância da leitura para o bebê?

Durante os primeiros 3 anos de vida, o bebê absorve um grande nível de informações, ao mesmo tempo em que descobre e explora os principais sentidos.

Por meio da leitura, é possível estimular a visão, a audição e até a fala do pequeno, além de estimular outros processos cognitivos fundamentais para o desenvolvimento infantil. A imaginação, criatividade e concentração, por exemplo, também são aspectos em prática com a leitura ao longo do crescimento da criança.

Quando começar a leitura para o bebê?

Logo nos primeiros meses de vida, já é possível começar a prática! Enquanto o pequeno ainda não consegue brincar sozinho, ouvir a voz da mãe contando as histórias já estimula formas de comunicação, como a compreensão e expressão de sons.

Já quando o bebê tem autonomia para brincar com as mãozinhas, vale a pena usar livros de plástico, trabalhando diferentes texturas para estimular a curiosidade e o tato dos pequenos.

Conforme eles vão se desenvolvendo, a leitura independente pode ser colocada em prática. A ideia é ir começando com histórias bem ilustradas e avançando para livros com mais texto e diferentes vocabulários.

Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário