Leitura e aprendizado: 7 livros infantis sobre representatividade negra

por Redação Bebê e Tal
livros infantis sobre representatividade negra bebê e tal

(Foto: Deposit Photos)

Trazer o máximo de diversidade para o repertório das crianças é fundamental para que elas acolham o próximo com mais respeito, tolerância e amor. A partir de livros infantis sobre representatividade negra, todos os pimpolhos podem conhecer novos pontos de vista e formas de se reconhecer no mundo.

 Assim, reunimos 7 títulos com diferentes estilos, abordagens e protagonistas que não podem ficar de fora da lista de leitura do seu pequeno! 

Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis – Jarid Arraes

Resgatando a história de ícones nacionais como Dandara e Carolina de Jesus, os contos em formato de cordéis mostram histórias impressionantes e inspiradoras de mulheres negras brasileiras.

(Foto: Divulgação)

Amoras – Emicida

Criado a partir da música “Amoras” do Emicida, o livro destaca a importância de acreditarmos em nós mesmos desde a infância, estimulando a autoestima dos pimpolhos!

(Foto: Divulgação)

Sulwe – Lupita Nyong’o

Escrito pela atriz vencedora do Oscar, Lupita Nyong’o, o livro acompanha a jornada mágica de uma menina negra descobrindo a própria beleza de sua pele retinta.

(Foto: Divulgação)

Meu crespo é de rainha – Bell Hooks

Neste conto infantil, a renomada autora Bell Hooks traz um poema rimado que fala sobre a beleza do cabelo crespo, com ilustrações de penteados e estilizações diferentes que vão inspirar as crianças!

(Foto: Divulgação)

As tranças de Bintou –  Sylviane A. Diouf

Conhecido como um clássico da editora Cosac Naify, a história acompanha a marcante passagem da infância para a adolescência a partir da perspectiva de uma menina negra.

(Foto: Divulgação)

O menino Nito – Sonia Rosa

Quebrando o tabu de que “meninos não choram”, o livro aborda a construção do masculino e estimula os pequenos a lidarem com as emoções de forma saudável desde a infância. Certamente um dos livros infantis sobre representatividade negra que precisam entrar na sua estante.

(Foto: Divulgação)

A neta de Anita – Anderson Oliveira

A protagonista, Tainá, é uma menina negra e cega e sua avó, Anita, é o seu grande porto seguro. A partir da relação das duas, o livro acompanha a autodescoberta de Tainá e a construção da sua personalidade durante a infância.

(Foto: Divulgação)

Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário