(Foto: Pexels)
Para criar adultos gentis, é essencial respeitar e acolher desde a infância! Por isso, contar com livros sobre educação positiva pode ser a ajudinha que você precisa para tornar a rotina com os pimpolhos ainda mais harmônica e cheia de amor.
Neste método, o diálogo tranquilo e compreensivo é a principal ferramenta para compreender os sentimentos da criança e direcioná-la para os melhores ensinamentos. Entretanto, pode ser um desafio colocá-la em prática, principalmente em momentos de tensão e estresse, por isso, toda ajuda é bem-vinda!
Pensando nisso, reunimos 7 títulos que podem te ajudar a aprender mais sobre o assunto e entender como ele pode beneficiar a rotina do seu pimpolho e da sua família.
Educação não-violenta: como estimular autoestima, autonomia, autodisciplina, resiliência em você e nas crianças – Elisama Santos
Primeiramente, com foco na comunicação, o livro mostra como o diálogo e o respeito são as bases fundamentais para uma relação familiar saudável e frutífera.
Como educar se não sei me comunicar: aprenda a criar vínculos e uma relação de respeito com filhos de todas as idades – Stella Azulay
Além de pensar na educação positiva das crianças, já pensou em transformar a forma como você se comunica? O livro foca na jornada dos pais na tarefa de criar pequenos com responsabilidade e gentileza.
Disciplina Positiva de A a Z: 1001 soluções para os desafios da parentalidade – Jane Nelsen, Lynn Lott, H. Stephen Glenn
Sabe quando falamos que queríamos que as crianças viessem com um manual? Então, esse não é um manual, mas traz algumas dicas e estratégias que podem te ajudar muito nos desafios do dia a dia!
O espaço mágico que acalma – Jane Nelsen
Com foco na pausa positiva, o livro mostra como é possível reinventar o conceito de castigo e entender melhor os sentimentos do seu filho.
O livro que você gostaria que seus pais tivessem lido: (e seus filhos ficarão gratos por você ler) – Philippa Perry
Agora, mais um dos livros sobre educação positiva que pede que os pais olhem para dentro e curem as feridas internas para guiar os pimpolhos da melhor forma.
Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar – Adele Faber e Elaine Mazlish
Com ilustrações que trazem situações do dia a dia, o livro pode ajudar os pais e ainda ajudar os pequenos a compreender como a educação é construída no dia a dia.
Criação Neurocompatível: uma visão revolucionária sobre o desenvolvimento infantil – Marcia Tosin
Pensando em trabalhar uma linguagem que as crianças compreendam, o livro então mostra que é preciso adaptar o diálogo para que os pimpolhos façam parte da conversa.
- 5 maneiras práticas de como ensinar gratidão para as crianças;
- 6 dicas para aplicar disciplina positiva na rotina com seus filhos;
- Método Montessori: O que é e como aplicar em casa;
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.