Dicionário da mãe de primeira viagem: um mundo novo de palavras

por Redação Bebê e Tal

(Foto: Divulgação/Pexels)

Assim que você começa a vivenciar e pesquisar um pouco o mundo da maternidade como uma mãe de primeira viagem, descobre uma série de palavras que se referem a situações muito específicas que apenas uma gestante entende.

Para te ajudar a navegar neste campo vasto de informações que são essenciais para sua gestação, solucionamos alguns termos técnicos que, possivelmente, você nunca ouviu antes. Confira:

Apgar

Logo no primeiro minuto de vida do bebê, é o teste que avalia o nível de vitalidade com uma nota de 1 a 10. Inclui a análise dos batimentos cardíacos, tônus, respiração, reflexo e coloração da pele.

Baby Blues

Caracteriza-se como uma tristeza ou melancolia que pode durar cerca de 30 dias durante o puerpério. É relacionada às alterações hormonais que a mulher enfrenta logo após o parto.

Colostro

Produzido antes do leite materno, é um líquido secretado pela mama durante a gestação ou logo após o parto. É mais amarelado e grosso, riquíssimo em proteínas e vitaminas para o bebê.

Doula

É uma acompanhante especializada em técnicas que apoiam a mãe de primeira viagem ou experiente durante o parto.

Episiotomia

Consiste em um corte realizado no períneo, musculatura entre o ânus e vagina da gestante. É um procedimento que só pode ser realizado em casos extremamente necessários e com a autorização da mulher.

Fórceps

Instrumento médico usado na retirada do bebê em casos de urgência, podendo ser utilizado tanto em partos naturais quanto cesáreas.

Hiperêmese gravídica

Diferente dos enjoos comuns do início da gestação, é uma doença em que os vômitos se tornam excessivos e podem levar a perda de peso e minerais essenciais, assim como desidratação.

Icterícia

Por conta do excesso de uma substância chamada bilirrubina, é comum que alguns bebês nasçam com a pele e olhos mais amarelados. Geralmente, o tratamento da condição é fototerapia e banhos de luz.

Mecônio

Basicamente, são as primeiras fezes eliminadas pelo recém-nascido, podem ser liberadas ao longo do primeiro dia de vida.

Peridural

É uma anestesia aplicada na lombar liberada para o parto normal, já que não tira a sensibilidade e controle da região, mas ajuda a aliviar a dor.

Picamalácia

Nome dado para as vontades incomuns que algumas gestantes sentem durante a gravidez, como comer tijolo, por exemplo. Ainda não há explicação científica sobre o comportamento.

Pré-eclâmpsia

Condição em que a mãe sofre picos de pressão arterial durante a gestação, podendo levar a um estágio ainda mais grave, conhecido como eclâmpsia. É essencial fazer um acompanhamento médico para evitar complicações.

Puerpério

Período médio de 45 dias após o parto, entretanto, cada mulher leva um prazo diferente para se recuperar, tanto fisicamente quanto emocionalmente.

Raquidiana

Diferente da peridural, é uma anestesia utilizada na cesárea, já que retira toda a sensibilidade da região e impede a participação ativa da mulher.

Spinning babies

Conjunto de exercícios que beneficiam o alongamento da mãe de primeira viagem ou experiente, assim como o posicionamento do bebê para o parto.

Vérnix

É o material branco e gorduroso que reveste o corpo do bebê assim que ele nasce, ajudando tanto na passagem pelo canal vaginal quanto no isolamento térmico do pequeno assim que ele sai do útero.

Violência obstétrica 

Por fim, a violência obstétrica caracteriza-se como qualquer situação em que a mulher não é respeitada ao longo do processo de parto. Com isso, tanto agressões físicas, quanto emocionais e verbais entram na categoria.

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário