Todas nós sabemos da dificuldade em ter uma boa noite de sono nos primeiros meses de vida das crianças. Essa questão está intimamente ligada a chegada do novo membro da família, que tem rotina própria e pode demandar muito dos pais, mas principalmente das mamães, por conta da amamentação.
Nós já conversamos sobre o sono na infância aqui no blog, porém, mesmo seguindo todas as dicas e conseguindo criar uma rotina de sono para os filhos, tenho percebido que algumas mamitas ainda sofrem com a privação do sono. As crianças estão dormindo tranquilamente durante toda a noite, mas algumas mulheres têm problemas para descansar.
Os motivos podem ser diversos: preocupação que os filhos irão acordar e precisar de assistência, preocupações com as tarefas de casa, excesso de trabalho, estresse. Enfim, a lista pode ser muito grande e, em casos mais severos, uma assistência médica é o ideal para identificar a raiz do problema.
De acordo com a Associação Mundial de Medicina do Sono (WASM), cerca de 45% da população mundial tem problemas de sono. A organização ainda afirma que não dormir pode afetar muito a saúde e a qualidade de vida de uma pessoa.
Confira algumas consequências da privação de sono:
- Risco de acidentes
Um levantamento da Associação Brasileira de Medicina e Tráfego (ABRAMET) mostra que cerca de 60% dos acidentes de trânsito do país são provocados por falta de sono e cansaço.
Mas o perigo não está somente nas ruas, outros tipos de acidentes podem ser causados por esse problema. E os pais precisam ficar bem atentos aos acidentes domésticos.
- Má alimentação
Dormir menos pode piorar, e muito, a sua alimentação. Pesquisadores do Catar descobriram que dormir pouco aumenta o apetite e a resistência à insulina. Inclusive, a comunidade científica associa a falta de sono à obesidade e ao diabetes.
- Menor rendimento físico
Nós precisamos de bastante energia para dar conta dos afazeres da nossa vida, domésticos ou profissionais e uma boa noite de sono é essencial para manter essa energia. O nosso corpo precisa de entre 7 e 9 horas de sono para performar todas as funções necessárias.
Higiene do sono: dicas para dormir melhor
Se identificou com essa situação e está alarmada com as consequências? Estou aqui para compartilhar meu conhecimento com você, mamita. Precisamos estar em nossa melhor forma para aproveitarmos todas as nuances da maternidade.
A higiene do sono é uma mudança de hábitos não saudáveis que atrapalham sua noite de descanso. Esses hábitos podem estar ligados à alimentação, ao nosso ambiente ou ações do dia a dia.
Então, eu trouxe para você algumas dicas que podem recondicionar o nosso cérebro e ensiná-lo quando é hora de dormir.
- Não durma durante o dia;
- Tome sol regularmente;
- Evite alimentos estimulantes durante a noite;
- Evite praticar exercícios físicos intensos a noite, mas aposte neles pela manhã;
- Estabeleça um horário para dormir;
- Crie um ambiente confortável e calmo no quarto;
- Não mexa no celular, televisão ou outros eletrônicos perto da hora de dormir;
- Defina rituais de relaxamento, como um banho morno ou a leitura de um livro antes de ir para a cama.