Meditação para crianças

por Redação Bebê e Tal

(Foto: Monstera/Pexels)

Com essa mudança na rotina que todos nós tivemos que passar e que ainda estamos nos adaptando, tudo isso influenciou diretamente no sentimental e no emocional das crianças. Problemas na escola, na família e até fatores como o bullying e a ansiedade podem prejudicar nossos pequenos. Mas, já pensou que ensinar meditação para crianças pode ser uma ótima alternativa?

Principais benefícios da meditação

Além de ajudar a manter a calma, estimular a concentração, a meditação para crianças diminui o estresse, melhora a qualidade do sono, diminui a ansiedade, a agitação e o medo. Além disso, esse é um tempo em que os pequenos podem passar bem longe das telas do computador, celular e televisão, sendo um alívio à rotina e evitando esses estímulos externos que, em excesso, só faz mal.

A meditação serve exatamente para a criança ter um tempo de paz só dela, onde ela possa desacelerar a rotina, pensar nas atitudes, respirar com calma, entender melhor tudo e todos que estão ao seu redor e se manter em silêncio durante esse período de reflexão. A saúde mental agradece esse cuidado extra!


Como ensinar as crianças a meditarem?

Bebê e Tal - meditação para crianças - mãe e filha
(Foto: Shutterstock)

A meditação para crianças pode ser ensinada desde cedo, logo aos 2 anos de idade, apesar de parecer uma tarefa impossível, já que eles não ficam quietos por muito tempo em um único lugar… mas é possível sim! Se eles já forem mais grandinhos, facilitará muito esse processo de aprendizagem.

O importante é não forçar e apenas dar as devidas instruções para que seu pequeno possa fazer essa meditação por livre e espontânea vontade.

Para começar, vocês podem combinar um horário no dia, logo ao acordar, antes de dormir, após o almoço, enfim, quando for melhor. Como é algo novo, vocês podem dar o start de forma lúdica. Uma música, um vídeo no YouTube que calme ou até mesmo ler uma história ajudam nesse relaxamento.

Depois, ensine seu filho a fechar os olhos, respirar e inspirar com calma e evitar se distrair com as coisas ao seu redor. Com o tempo, o pequeno vai pegando o jeito e a meditação se torna algo natural que fará parte da rotina dele. Não tem segredo, o importante é manter o foco e se acalmar por alguns minutos específicos do dia.

Aplicativos de meditação para crianças

É claro que toda ajuda é bem-vinda, ainda mais na era da tecnologia, né? Pensando nisso, selecionamos três aplicativos para você baixar aí no seu celular ou tablet para ajudar a guiar essa meditação para crianças. Confira:

Calm: esse app foi criado exatamente para as crianças, já que todos os exercícios neles são selecionados por idade, a partir dos 3 aninhos. Além disso, eles disponibilizam músicas para dormir, histórias e até sons que imitam a natureza, como do mar e dos pássaros.  

Vivo Meditação: nesse app, você vai encontrar mais de 50 estilos de meditações guiadas para os pequenos, também divididos por faixa etária, sempre adaptadas para cada necessidade durante esses períodos da vida.

Insight Timer: por último, esse aplicativo é como se fosse um Instagram, só que com diversos especialistas espalhados pelo mundo que gravam conteúdos relacionados à meditação e publicam nesta rede social. Para facilitar, eles criaram um menu onde você encontra o item “pais e mães”, categoria especial da meditação para crianças.  

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário