Como inserir a mesada educativa na rotina dos filhos

por Redação Bebê e Tal
mesada educativa bebê e tal

(Foto: Reprodução/Rawpixel)

Certamente, a mesada educativa é uma das principais técnicas para inserir a educação financeira no dia a dia das crianças. Com isso, é possível ensiná-las sobre o valor do dinheiro e como elas podem usá-lo com responsabilidade desde cedo.

Para usar essa prática da melhor forma e orientar o seu filho para um futuro de prosperidade e responsabilidade, confira algumas dicas infalíveis que destacamos:

Como funciona a mesada educativa?

Com o objetivo de relacionar o recebimento da mesada com o cumprimento das tarefas estabelecidas entre pais e pimpolhos, o valor pode variar de acordo com a realização ou não de cada item dentro do acordo. 

Por exemplo, se o combinado é que o pequeno sempre organize os brinquedos ao final do dia, os pais podem descontar alguma porcentagem nos dias em que ele não cumprir o acordo.

Sendo assim, a recomendação é que esse combinado inclua apenas tarefas que estão ao alcance do pimpolho e não dependem de acontecimentos de força maior. Por exemplo, arrumar o quarto e fazer a lição de casa, são atos acessíveis e possíveis para a rotina da maioria das crianças.

Dicas para estabelecer a mesada educativa

  • Determinando o valor: tudo depende do objetivo dos gastos do seu pequeno. Para os mais novinhos que vão apenas à escola, a mesada geralmente é direcionada para comprar docinhos e snacks na cantina. Já os crescidinhos que saem com os colegas no fim de semana precisam de um valor maior. Acima de tudo, é essencial ver um valor que cabe no orçamento da família;
  • Acompanhando os gastos: para trabalhar a autonomia da criança, a recomendação é que você não pergunte o destino de cada centavo, mas converse e esteja ciente dos interesses e prioridades de gastos do seu filho. Assim, você pode orientá-lo enquanto respeita sua independência e privacidade;
  • Ensinando a poupar: para colocar a educação financeira em prática, converse com seu pequeno sobre a importância de se planejar e priorizar alguns gastos. Conte como ele pode economizar parte da mesada para comprar um brinquedo que deseja ou fazer um passeio que lhe interessa.

Para mais dicas valiosas na educação das crianças, confira a nossa seleção de matérias:

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário