5 mitos sobre a amamentação que você precisa deixar de acreditar

por Redação Bebê e Tal

(Foto: Cleyder Duque/Pexels)

Certamente, cada descoberta durante a maternidade se transforma em um momento inesquecível para a mãe, especialmente o ato de amamentar o bebê. Entretanto, existem diversos mitos sobre a amamentação que tornam essa experiência mais complicada do que ela realmente é. Vamos desvendar alguns destes fatos para você!

A verdade é que a amamentação é uma experiência única para cada mulher. Enquanto algumas se sentem completamente confortáveis durante o processo, outras sofrem com dor e outras complicações.

Entretanto, os mitos sobre a amamentação que se espalham entre uma geração e outra, tornam um processo natural e lindo em um ato com diversas complicações e truques que nem sempre são necessários.

Mito 1 – Algumas mulheres produzem leite com menos nutrientes

Na verdade, o leite materno possui uma composição extremamente parecida, mesmo vindo de mulheres diferentes. O leite que a mãe produz possui todos os nutrientes que o bebê precisa, principalmente para se desenvolver com saúde nos primeiros meses de vida.

Mito 2 – Quem já fez redução mamária ou possui prótese de silicone não pode amamentar

Se as estruturas da mama foram preservadas durante qualquer tipo de cirurgia, a mulher consegue amamentar normalmente. Sem dúvidas, este é um dos mitos sobre amamentação mais debatidos nas rodas de conversa.

Mito 3 – Seios menores não produzem leite suficiente para alimentar o bebê

A produção de leite materno independe do tamanho do seio da mulher. Mães com diferentes tipos de corpos e seios podem amamentar os filhos normalmente.

Mito 4 – É indispensável higienizar os mamilos antes de amamentar

Além da higienização e cuidados no banho diário, a mãe não precisa limpar os mamilos toda vez que for amamentar seu filho. Aliás, a limpeza excessiva e uso de produtos agressivos à pele podem causar irritações e rachaduras nos seios da mulher.

Mito 5 – A prática de exercício físico muda o sabor do leite para o bebê

Por fim, ainda não foi comprovado de nenhuma forma que o exercício físico causa qualquer alteração no leite materno. Na verdade, a recomendação é que a mãe leve uma rotina saudável e equilibrada para produzir leite, e o exercício físico é interessante para o fortalecimento do corpo no dia a dia.

Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal! Acompanhe também as novidades através do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário