Apenas alguns dias para recebermos dezembro e uma das melhores épocas do ano já está batendo na nossa porta. Eu não sei você mamita, mas eu amo o natal. É sempre um momento mágico e especial para juntar toda a família e celebrar.
E uma experiência incrível é montar a árvore de natal com a ajuda dos pequenos, por aqui o Vitorio e a Luise adoram e se divertem muito no processo. É uma tradição que você pode começar com seus filhos agora e levar para a vida toda. Eu ainda me lembro dos momentos que tive com a minha mãe ao montar nossa decoração de natal.
Se você ainda não tem esse costume, pode ficar confusa por onde começar. Mas não se preocupe, estamos aqui para compartilhar experiências e conhecimento adquirido. Separei três dicas que podem fazer desse momento ainda mais especial.
Adapte esse momento para a idade do seu filho
É importante pensar na dinâmica baseada na fase da infância em que seus filhos se encontram. Não adianta tentar proporcionar toda uma experiência de escolher e pendurar enfeites na árvore se a criança tem apenas um ano.
Nessa fase, o bebê está explorando o ambiente e as sensações. O interessante é já pensar em enfeites que podem ser retirados da árvore e que não farão nenhum tipo de mal. As bolinhas de pompom são uma boa opção para essa idade, porque elas podem ser facilmente retiradas e colocadas novamente.
À medida que as crianças vão crescendo, elas já podem participar ativamente da escolha dos enfeites e ajudar a colocá-los na árvore. A partir dos dois anos já é possível que seu filho coloque os enfeites na árvore com a sua ajuda. E a partir daí as dinâmicas podem ir aumentando de acordo com cada fase da infância.
Aqui vai uma dica bônus: quando as crianças ainda eram pequenas e queriam puxar todos os enfeites de Natal da árvore, eu deixava a base da árvore sem enfeite, assim não corria o risco deles puxarem. Você pode fazer o mesmo na sua casa.
Escolha a decoração com valor sentimental
Um dos pontos mais importantes para criar um vínculo com os filhos nesse momento é escolher enfeites que tenham algum valor sentimental. Que representem algo que une a família, com temáticas especiais e que tenham significado.
Alguns anos atrás, a árvore aqui em casa foi montada com a temática da Disney, porque foi a última viagem que as crianças fizeram com o avô que faleceu. Dessa forma, eles conseguem guardar na memória todos os momentos bons que tiveram com ele.
Uma outra opção é que as crianças tenham uma dinâmica de preparar alguns enfeites, você pode comprar diversos materiais e deixar a criatividade deles voar solta. Tenho certeza que daqui há alguns anos, quando você pegar aquela estrela de EVA que seu filho fez com tanto carinho, seu coração vai se encher de felicidade ao lembrar desse momento.
Crie tradições
Existem diversas tradições religiosas ou culturais que falam sobre o dia certo para montar sua árvore de natal. Você pode seguir alguma delas ou criar a própria tradição da sua família.
O importante aqui é que as crianças saibam que em determinada data é o dia especial que todos da casa irão se reunir para montar a árvore e compartilhar bons momentos.
Isso faz com que os filhos vejam mais valor naquele momento e se animem todo ano para viver essa experiência com os pais.