(Foto: Freepikl)
Certamente, a mudança de escola é um processo que impacta muito a rotina dos pequenos e, por isso, oferecer o apoio necessário é fundamental para que eles naveguem o momento com mais confiança.
Com isso, trouxemos algumas dicas que podem oferecer o conhecimento que você precisa para aconselhar o seu pimpolho:
Permita que ele participe do processo
Primeiramente, garanta que a criança se sinta ouvida e ativa durante o processo de escolha e matrícula na nova escola. Se possível, leve-a para conhecer os espaços, funcionários e futuros professores. Assim, ela já pode ir se familiarizando com o novo ambiente e começar a olhar para as novas experiências com um olhar mais positivo.
Participe dos primeiros passos da mudança de escola
É interessante que você faça o possível para ser participativa nas primeiras semanas do pequeno, sempre acompanhando a entrada e saída da escola. Estes são momentos em que a criança busca conforto ao longo da adaptação e, por isso, é fundamental que esteja com alguém que passa segurança.
Para as mamitas que não conseguem encaixar estes momentos na rotina do dia a dia, a dica é contar com a ajuda da sua rede de apoio para tornar esse processo mais confortável para o pequeno.
Relembrando momentos queridos
Outra forma importante de assegurar o pequeno que esta e outras mudanças são bem-vindas é mostrá-los como eles podem continuar em contato com o passado. Por isso, marcar encontros com antigos colegas pode ajudá-lo a perceber que, por mais que esteja em uma nova escola, sempre terá aqueles que ama ao seu lado.
- 4 dicas fundamentais para uma educação antirracista;
- Equilíbrio no uso de telas nas férias escolares;
- Como a escolher uma escola nova para seu filho em 7 passos;
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.