Musicalidade: qual a sua importância para o desenvolvimento infantil

por Redação Bebê e Tal
musicalidade na infância bebê e tal

(Foto: Pexels)

Certamente, a musicalidade está presente, de alguma forma, nas vidas de todos nós. Ela marca momentos inesquecíveis, ajuda a expressar sentimentos que nem sabemos identificar e até auxilia no processo de aprendizado. 

Inclusive, todos esses benefícios começam a nos transformar lá nos primeiros meses de vida, se tornando essenciais para um desenvolvimento infantil pleno e saudável. Saiba mais:

Melhora a concentração

Quando escutam uma música que chama a atenção, os pequenos direcionam todo o foco para as particularidades da melodia e da letra, o que é um exercício valioso para a concentração na infância.

Estimula a memória

O uso da música é extremamente comum nas escolas exatamente por esse motivo: a linguagem musical desenvolve áreas do cérebro de uma forma única, principalmente quando o assunto é memória. Aprender uma letra ou melodia, por exemplo, ajuda o pequeno a trabalhar a memória sequencial.

Desenvolve a expressão corporal

Tanto cantar quanto ouvir e dançar com a música ajuda a criança a integrar corpo e mente. Com isso, o pequeno se torna mais confiante para desenvolver a coordenação motora e até mesmo para se expressar, seja verbal ou corporalmente.

Ajuda no aprendizado escolar

Quem não conhece a clássica música do alfabeto? Muitos de nós aprendemos as letras graças a essa canção, por exemplo, e isso só mostra como a música é uma ferramenta poderosa na educação. Inclusive, é muito comum ver professores usando melodias para ajudar a fixar o conteúdo de forma divertida e natural nas aulas, e isso também pode ser praticado em casa.

Como desenvolver a musicalidade?

Para trazer todos esses benefícios para o dia a dia do seu pequeno, é só soltar a voz com ele! Assim, vocês podem cantar suas músicas favoritas juntos ou até mesmo inventar novas letras e melodias. Também é possível estimular a musicalidade por meio de instrumentos, existem muitos modelos infantis que podem ajudar o pequeno a se expressar por meio dos sons.

Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Inclusive, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário