(Foto: Rawpixel)
Em qualquer época do ano, as crianças adoram se divertir na piscina ou no mar! Entretanto, em que momento da infância, essa diversão pode se transformar em uma prática de esporte? Pensando nisso, reunimos todas as informações que você precisa sobre a natação para bebês e seus benefícios.
Quando começar as aulas de natação para bebês?
De acordo com a recomendação dos especialistas, as aulas podem começar após o bebê completar o primeiro aninho de vida, quando ele já possui controle sobre os movimentos do pescoço para colocar a cabeça sobre a água.
Entretanto, até completar essa idade, os pais podem levar o pequeno à água para que ele se acostume com o ambiente e perca o possível medo. É possível brincar com o pimpolho na piscina, segurá-lo para que ele tente mover os braços e pernas, sempre oferecendo todo o apoio que o bebê precisa para se sentir seguro e confortável.
Benefícios do esporte
Além de ser uma atividade extremamente divertida para os pimpolhos, a natação também traz diversos benefícios para a saúde e desenvolvimento do seu filhote:
- Ajuda a desenvolver a autoconfiança e maturidade emocional;
- Estimula a coordenação motora;
- Pratica técnicas de respiração;
- Reduz o risco de afogamento;
Por fim, para que haja o máximo de aproveitamento das aulas e segurança para o seu pequeno, procure sempre instrutores e academias especializadas, pesquisando muito bem o estilo de aula e histórico do espaço antes de matricular o pequeno. Nas primeiras aulas, você pode pedir para observar a prática e sempre observar como o bebê está reagindo às técnicas aplicadas.
Fora das aulas, é importante lembrar que as crianças devem sempre estar sob a supervisão de um adulto no mar ou na piscina, mesmo que estejam em áreas rasas.
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.