“Quanto tempo falta para o Natal?” “Eu vou ganhar todos os presentes que pedi para o Papai Noel?” “Por que está demorando tanto?” Quem nunca ouviu uma dessas frases do filho, que atire a primeira pedra!
O Natal é uma data com muitas expectativas e que se tornam ainda maiores pelos comerciais de TV que vendem a data como um momento mágico – o que não deixa de ser verdade.
Por esse motivo e por ser uma oportunidade para rever os familiares, comer comidas diferentes e receber presentes, esse dia é esperado com muita alegria e ansiedade pelos pequenos.
Essa ansiedade pode ser percebida de várias maneiras, como confusão na rotina, irritação, boca seca, respiração curta, vontade frequente de ir ao banheiro e dificuldade para tomar decisões…
Para agir contra essa ansiedade e garantir que a festa de Natal seja um momento de alegria genuína, é preciso tomar alguns cuidados, por exemplo:
- Evite falar do evento com muita antecedência e procure explicar quantas noites ela vai dormir até chegar o grande dia;
- Torne o momento antes do Natal tão especial quanto o dia em si:
- Monte a árvore com as crianças;
- Decore a casa;
- Ajude-os a escrever cartinhas para o Papai Noel;
- Peça ajuda para embrulhar os presentes dos adultos.
Além disso, é importante ter uma conversa franca com a criança, desde que ela tenha idade suficiente para entender, deixando claro quais são as condições financeiras da família naquele momento.
Lembre-se: se irritar, gritar ou brigar com a criança durante um episódio de ansiedade só vai piorar o quadro! Busque conversar e entender o que ela está sentindo, identificando, nomeando e acolhendo a emoção.
Não deixe de conferir todos os conteúdos exclusivos do Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do meu canal no YouTube.