(Foto: Rawpixel)
Com certeza, você deve guardar memórias afetivas da sua infância que estão diretamente conectadas com o meio ambiente: mergulhar na praia, escalar árvores, correr em parques, etc. Mas, mais do que ser um cenário bonito, a natureza no desenvolvimento infantil é uma peça fundamental.
Primeiramente, o contato com o meio ambiente promove a relação de respeito dos pequenos com o planeta e, assim, estimula atitudes de preservação e sustentabilidade no futuro.
Além disso, a vivência mais próxima com cenários naturais estimula a imaginação e criatividade das crianças, já que abre um novo repertório de cores, texturas e imagens para o pequeno brincar.
Por outro lado, a experiência da natureza e até mesmo o toque e exploração dos elementos fortalece o sistema imunológico e também trabalho os sentidos da criança. Ao reconhecer os sons dos pássaros e insetos, por exemplo, o pequeno trabalha a audição, enquanto o cheiro do mar estimula o olfato.
Dicas para estimular o contato com a natureza no desenvolvimento infantil
- Leve o pequeno para caminhadas em parques arborizados próximos a você;
- Se cultivar plantas em casa, convide a criança para participar dos cuidados;
- Nas férias, procure lugares com natureza, como praias e trilhas, para a criança conhecer;
- Estimule o pequeno a identificar os sons dos bichinhos em cada ambiente;
- Deixe que a criança conheça as texturas da natureza, tocando e brincando com o que for seguro;
Para aproximar ainda mais o seu pequeno do meio ambiente e, assim, beneficiar o desenvolvimento saudável, confira ainda mais dicas nos nossos artigos sobre o tema:
- Escolas da Floresta: quais são os benefícios desta metodologia na prática;
- Educação ambiental: como conscientizar as crianças sobre o meio ambiente;
- 5 atividades para que as crianças respeitem mais o meio ambiente;
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.