A amamentação é tão especial para o bebê quanto para a mãe! Esse momento estreita a conexão e garante que o bebê consiga extrair o leite materno de forma adequada e sem machucar os mamilos da mamita.
A pega correta se refere a como a mãe e bebê se posicionam durante esse momento. O importante é que a cabeça da criança esteja alinhada com o corpo para que o pescoço não fique torcido e a barriguinha fique voltada para você.
Durante a amamentação, o peito e a parte da aréola inferior devem estar dentro da boca do recém-nascido. Quando isso acontece, a boca do bebê fica em formato de peixinho, com boa parte aberta.
Quando a pega não é feita da maneira correta, a sucção do leite não é eficaz, o que acaba fazendo com que o bebê não se sinta satisfeito e volte a pedir o peito, afetando também o ganho de peso. Além disso, a pega inadequada pode dificultar as primeiras semanas do aleitamento, causando dor, fissuras nos seios e atrapalhar que o leite materno continue sendo produzido.
Mas como fazer a pega correta?
O primeiro passo é encontrar uma posição confortável para você e para o bebê. Depois, você deve garantir que seu peito e a parte da aréola inferior devem estar dentro da boca do recém-nascido. Quando isso acontecer, a boca do bebê vai ficar em formato de peixinho, com boa parte aberta.
Se você estiver em dúvida de que está realizando a pega da forma correta, você pode prestar atenção em alguns sinais. Como:
- Bebê com a boca bem aberta com os lábios voltados para fora;
- Maior parte da aréola abocanhada;
- Aréola mais visível na parte acima da boca da criança do que abaixo;
- Bochecha redonda (cheia) e não fazendo furinho;
- Queixo do bebê encostado na mama;
- Nariz desobstruído;
- Amamentação silenciosa, sem barulho de “beijinho”.
Preste sempre atenção aos barulhos e comportamentos do bebê durante a sucção, esses são os maiores sinais de que a amamentação não está sendo feita da maneira ideal.
Outra dúvida comum é a posição de amamentar o recém-nascido! Mas para você tirar essa missão de letra, eu trouxe algumas dicas de posições que você pode testar:
- Tradicional: o bebê fica com a cabeça apoiada no antebraço da mãe, com o corpo alinhado.
- Transversal: o bumbum fica apoiado na perna;
- Invertido: nessa posição o bebê deve ficar posicionado abaixo do braço da mãe, com o corpo na lateral do tronco;
- Cavalinho: é a posição em que o bebê fica de frente para mamar. A cabeça e bumbum da criança devem ser segurados durante toda a amamentação.
Essas são as principais posições para amamentação, mas existem outras que podem se adequar melhor a você. Lembre-se de prezar sempre pelo conforto!
Não deixe de conferir todos os conteúdos exclusivos aqui do Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.