BLW é o método que consiste em oferecer o alimento em pedaços e permite que o bebê se sirva sozinho.
O nome BLW vem de uma sigla em inglês para Baby-Led Weaning. Em tradução livre, “Desmame guiado pelo bebê”.
Ele foi criado por uma agente de saúde inglesa chamada Gill Rapley. Gill é autora do livro Baby-Led Weaning: Helping your baby to love good food, que foi lançado em 2008. (Tradução livre: Desmame guiado pelo bebê: ajudando o seu filho a amar boa comida).
Ela foi a pessoa que deu o nome para uma técnica de introdução alimentar que já era usada por muitas pessoas, mas ainda não tinha sido colocado como uma metodologia.
Mas no que consiste o método?
Consiste em apresentar os alimentos em sua forma, vamos dizer, natural e não em forma de papinha.
A sugestão é que o método seja aplicado para crianças a partir dos 6 meses e a ideia principal é que a criança se sente a mesa com toda a família para fazer as refeições principais e que ela mesma se sirva dos alimentos que desejar comer.
Isso mesmo! Você não leu errado. Pelo método será o seu bebê quem irá escolher o alimento que levará à boca. Mas será você quem irá escolher quais alimentos serão oferecidos para ele como opção de escolha para aquela refeição.
Aqui eu te apresento os 10 principais pilares da metodologia para que a cena de bebê comendo sozinho aconteça em sua casa.
1. Sentar de forma correta
Para o bebê começar a comer pelo método BLW ele já precisa saber se manter sentado de forma ereta em uma cadeira. Isso porque ele passará a se alimentar com comidas sólidas e a forma correta de se sentar evita os engasgos e permite que o bebê tenho o acesso correto aos alimentos apresentados.
2. 6 meses de idade
Essa é a idade recomendada para começar a se aplicar o método, porque com 6 meses o bebê já se senta sem apoio, consegue levar objetos à boca, estão fisiologicamente prontos para ingestão de alimentos sólidos.
3. Utensílios
No primeiro momento nenhum tipo de utensílio como pratinho e colheres deve ser usado. Você deve deixar a comida ou na mesinha do cadeirão ou na bancada que estiver à frente da criança.
Isso acontece para que a criança tenha a oportunidade de focar apenas no alimento e ao mesmo tempo poder sentir os diferentes tipos de texturas dos alimentos.
Com o tempo, à medida que o bebê ganha mais coordenação e passa a reconhecer melhor os alimentos, você passa a oferecer utensílios.
4. Livre demanda
O método também sugere que o bebê venha de uma alimentação por amamentação em livre demanda. E que a introdução desses alimentos também ocorra à maneira de livre demanda. Ou seja, toda vez que a criança demonstra interesse você oferece o alimento.
5. Não distrair a criança durante a refeição
A ideia do método é que o bebê aprenda a reconhecer os alimentos e ao mesmo tempo desfrute os momentos da refeição em família. Sendo assim, o método sugere que a criança não tenha distrações como brinquedos, TV e música durante as refeições.
6. Criança sozinha
Nunca deixe o seu bebê comendo sozinho.
Lembre-se que ele estará passando da alimentação líquida para a alimentação sólida e durante essa adaptação ele poderá ter alguma dificuldade em se adaptar a esse novo “tipo” de alimento ou até mesmo poderá se engasgar. Por isso a sua presença é tão importante.
7. Você coloca todos os alimentos e o bebê escolhe.
Esse é o ponto forte do método, onde é a criança quem irá escolher entre todos os alimentos colocados a sua disposição o que ela levará à boca.
Você apresenta de forma separada todos os alimentos que serão servidos, deixando a critério da criança a escolha de qual irá comer primeiro. Isso irá ensinar o seu bebe a distinguir os diferentes tipos, sabores, texturas e aos poucos irá formar o seu paladar.
E por que introduzir os alimentos aos 6 meses? Porque nessa idade o bebê já está preparado para se sentar sem apoio, a levar objetos a boca e também os pequenos já conseguem prestar atenção no que os adultos comem.
8. Paciência
No primeiro momento a criança acabará brincado mais com a comida do que se alimentando de verdade.
Esse bebê pode ingerir pouco ou quase nada de alimento até os 8,9 meses e é por isso que o método sugere que você complemente com a amamentação em livre demanda
9. Tempo
Nunca apresse o bebê para comer, deixe ele comer no tempo dele, podendo assim experimentar as texturas, cheiros e gostos.
10. Corte e preparo dos alimentos
E o último ponto é sobre a forma do preparo e o corte correto dos alimentos. Existe uma forma correta para apresentar com segurança esses alimentos ao bebê. O método ensina as formas de preparo e de corte mais adequadas e seguras para o seu bebê comer. Aprenda a cortar os alimentos de forma correta aqui.
E aí, gostou dessa nova metodologia de introdução alimentar? Se quer saber mais detalhes assista ao vídeo abaixo: