O que você precisa saber sobre exames de rotina e vacinas para crianças e mães

por Redação Bebê e Tal

(Foto: Lisa/Pexels)

No momento, estamos vivendo uma grande pandemia e os cuidados com a saúde estão sendo ainda mais priorizados do que geralmente são. Sendo assim, processos simples como exames de rotina e vacinas para crianças e mamitas são essenciais para manter a saúde em dia e garantir a qualidade de vida da sua família.

Com os pequenos, os cuidados já começam no pré-natal e se estendem com visitas regulares ao pediatra depois do nascimento. Além disso, existe uma série de vacinas para crianças que precisam ser aplicadas nos primeiros aninhos de vida para evitar condições de saúde graves.

Pensando nisso, reunimos diversas informações e dicas importantes para te ajudar a organizar a carteira de vacinação e a agenda de consultas do seu pimpolho.

Vacinação durante e depois da gravidez

Ao longo da gestação, é recomendado que a mãe tome algumas vacinas principalmente porque infecções podem ser muito mais graves neste momento, já que o sistema imunológico está passando por algumas adaptações durante a fase.

Além disso, a vacina impede a transmissão de qualquer vírus para o bebê, garantindo uma gestação saudável para os dois. Todas as vacinas requeridas estão disponíveis na rede pública e não oferecem risco ao bebê. Ainda assim, é importante tirar todas as dúvidas com o médico que está realizando o acompanhamento da sua gravidez.

Depois do nascimento, o pequeno precisa receber uma série de vacinas importantíssimas para que o sistema imunológico comece a produzir os anticorpos necessários para evitar algumas condições de saúde.

A SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) publica anualmente um calendário com as vacinas para crianças, categorizadas de acordo com a idade que o pequeno deve ter para receber a imunização. Além disso, nas consultas regulares ao pediatra, você receberá todas as orientações que precisa, especialmente porque algumas vacinas diferentes podem ser recomendadas pelo profissional de acordo com o histórico do seu filho.

Dicas de como organizar a carteirinha de vacinação

Como contamos com o nosso smartphone para nos ajudar a organizar a rotina com mais praticidade, a SBIm também desenvolveu o aplicativo “Minhas Vacinas”, em que você pode consultar o histórico de vacinação do seu pimpolho digitalmente. O aplicativo está disponível gratuitamente para aparelhos iOS e Android.

Uma outra dica importante que você pode usar no seu smartphone é marcar as datas das próximas vacinas no seu calendário digital. Assim, você receberá lembretes e não corre o risco de esquecer do compromisso em meio à correria do dia a dia.

Enquanto vivemos o período de pandemia, ainda é importantíssimo continuar com a imunização das crianças. Todos os postos de saúde e consultórios estão respeitando medidas rigorosas de segurança. Além disso, você pode apostar nessas dicas para garantir ainda mais proteção para você e seus filhotes:

  • Evite os horários de pico, como o horário da manhã. Se possível, entre em contato com o atendimento mais próximo de você. Peça uma recomendação de horário mais tranquilo para a vacinação do seu filho;
  • Caso a vacina que seu pequeno precisa no momento está sendo distribuída em uma campanha, busque pontos alternativos como escolas e clubes que são usados como pontos de imunização nestas ocasiões;
  • Não se esqueça do uso de máscara e álcool em gel, além do distanciamento social dos outros pacientes quando estiver no espaço.

Exames de rotina

Nas consultas de rotina, o médico analisa o crescimento, hábitos alimentares e imunização da criança, além de atender qualquer outra preocupação que possa surgir. Por isso, são indispensáveis durante os anos da primeira infância, em que a criança ainda está crescendo ativamente e com o sistema imunológico em processo de amadurecimento.

Durante o primeiro ano de vida, é recomendado que o pediatra seja visitado mensalmente. Aos 2 anos de idade, as visitas podem ser trimestrais e, entre os 3 e 7 aninhos, consultas semestrais são suficientes.

Na adolescência e vida adulta, é importante realizar exames de check-up pelo menos uma vez ao ano. Mesmo sem notar qualquer mudança ou queixa no dia a dia.


Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário