(Foto: Acervo pessoal)
Uma noite de sono com qualidade e sem interrupções. Com certeza esse é um grande sonho entre as mamães. Nós, mamitas, sabemos o desafio que é fazer com que as crianças durmam direto durante a noite e se isso não acontece, não só nós ficamos cansadas ao longo do dia, mas nossos pequenos ficam irritados, não se alimentam corretamente, entre outras consequências negativas em nossa rotina.
Dormir bem na infância, portanto, é fundamental para proporcionar uma vida mais saudável, equilibrada e com tranquilidade. Além disso, é durante o sono em que vários benefícios são proporcionados às crianças, como uma melhor capacidade de aprendizado, menos estresse, mais foco e concentração.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, é também nesse momento em que o hormônio do crescimento é produzido e liberado no organismo, ou seja, ao ter uma rotina de sono correta é possível evitar o déficit de crescimento. São diminuídos também, de acordo com pediatras, o risco de obesidade, diabetes, entre outros problemas de saúde.
Mas afinal, como fazer o seu filho dormir melhor?
A seguir vou compartilhar com você algumas dicas práticas e simples, mas que fazem toda a diferença na rotina do sono dos meus pequenos, a Luise e o Vitorio. Com certeza, elas vão te ajudar a superar esse desafio que é tão comum na vida materna.
1. Estabeleça uma rotina de sono
Os compromissos e as principais atividades das crianças possuem um horário, certo? Com o sono não deve ser diferente. Determine um horário para dormir e evite que ele mude principalmente em feriados e finais de semana. Seja pontual com o descanso, assim o organismo acostuma e o hábito é formado.
Crie também um ritual de preparação do sono: sirva o jantar, dê um banho quentinho, coloque um pijama confortável, leiam juntos uma historinha e pronto, seu filho está preparado para ir para a cama. Uma rotina relaxante contribui bastante para um descanso sem complicações.
2. Telas próximo do horário de dormir? Nem pensar!
A luz emitida pela televisão, computador e celular também influenciam na qualidade de sono dos pequenos. Isto porque, segundo especialistas, é bloqueada a liberação da melatonina, hormônio produzido pelo cérebro, responsável por alertar o organismo que está chegando a hora de adormecer e que o corpo precisa de uma pausa. Então, deixe os aparelhos eletrônicos distantes de seus filhos durante a noite.
3. Cuidado com a alimentação
Você sabia que os alimentos também podem influenciar no sono das crianças? Por isso, evite chocolate, bebidas como refrigerante e cafeína, pois eles podem deixar os seus filhos ainda mais dispersos. Ofereça também à noite alimentos leves, com grande valor de nutrição, sem exageros para que seja feito uma boa digestão e que não ocorram desconfortos intestinais.
Gostou das dicas, mamita? Se você é mamãe de primeira viagem, não pode deixar de conferir o meu post no Instagram (https://www.instagram.com/p/CRFQ3FqKFWk/) com dicas para um sono mais tranquilo e seguro para o seu bebê. Eu e minha irmã, Beta, nos juntamos para contar como foi o processo de ajustar o ciclo do sono do Benjamim, meu sobrinho. Confira aqui o vídeo. (https://www.youtube.com/watch?v=oKMLl54sCpI)