(Foto: Acervo pessoal)
Nem sempre os pequenos sabem descrever o que estão sentindo e quais dificuldades podem estar enfrentando. Por isso, pode ser difícil identificar a necessidade de óculos para criança.
Entretanto, algumas mudanças sutis no comportamento do pequeno no dia a dia podem indicar que seu filho está com alguns problemas de visão e precisa de uma visita ao oftalmologista. Confira:
Quedas e tropeções frequentes
Por não conseguirem enxergar com clareza os degraus e outros obstáculos no caminho, é possível que pequenos com dificuldades na visão tropecem e até caiam com mais frequência que o normal. Um ponto de atenção que faz toda a diferença!
Dores de cabeça na rotina
Quando a visão está comprometida, acabamos apertando e forçando mais os olhos para enxergar melhor e, por isso, a dor de cabeça é um sintoma comum tanto entre adultos quanto crianças.
Sempre muito próximo das telas
Como os pequenos são apaixonados pelos desenhos e joguinhos das telas, é possível perceber que é hora de buscar óculos para criança quando eles aproximam muito o aparelho do rosto ou se sentam bem em frente da TV para enxergar melhor.
Sensibilidade elevada à luminosidade
Em casos de estrabismo e astigmatismo, um dos principais sintomas é a sensibilidade em locais bem iluminados, tanto por luz artificial quanto solar.
Coceira nos olhos
Por fim, a coceira nos olhos pode ser uma consequência da fadiga ocular ou até mesmo de irritações e alergias que estão atrapalhando a visão do seu pequeno. Para prevenir qualquer problema, a recomendação é visitar um especialista anualmente, mesmo com a ausência de sintomas.
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.