(Foto: iStock Photo)
Toda mamita sabe que os primeiros meses com o bebê exigem muito da nossa energia física e, ao mesmo tempo, do emocional. Por isso, ter o pai como rede de apoio é um fator que pode fazer toda a diferença, tanto nas tarefas do dia a dia com a criança quanto na amamentação.
Para a mãe e o bebê, o aleitamento é mais do que a refeição do pimpolho, e sim um momento de conexão genuína e natural entre ambos. Entretanto, é uma atividade que exige muito da mulher, especialmente quando surgem algumas dificuldades no caminho, como dores, desconforto, pega incorreta, etc.
Sendo assim, como será que o pai pode ser um apoio neste momento tão íntimo entre mãe e bebê?
O papel do pai como rede de apoio na amamentação
Segundo um levantamento realizado pela Philips Avent em 2019, 88% das mulheres acreditam que informações sobre aleitamento são essenciais para que o parceiro realmente ajude neste momento.
Sendo assim, o primeiro passo de cada pai é buscar aprender sobre a amamentação tanto quanto a mãe. A maioria das mulheres realiza este tipo de pesquisa por conta própria durante a gestação. Mas, a verdade é que eles também podem participar deste estudo desde o início para saber como o processo funciona e, assim, oferecer um auxílio funcional.
Um dos principais aprendizados que o pai, como rede de apoio, precisa colocar em prática é o suporte emocional. As alterações hormonais no pós-parto e na amamentação podem fazer com que a mulher se sinta sozinha e desamparada, sendo assim, validar estes sentimentos e assegurar que ela tem apoio são pontos fundamentais.
Além disso, o pai também pode ajudar com tarefas básicas da casa, como, por exemplo, preparando refeições balanceadas para a mãe, organizando a casa ou o espaço em que ela realiza o aleitamento e até simplesmente levando um copo de água para a mulher durante a mamada. São pequenos gestos que tiram o peso emocional e físico da mulher neste momento de emoções tão complexas e, ao mesmo tempo, mágicas.
- Conheça os principais benefícios da amamentação para mãe e filho;
- O papel do pai nos primeiros meses de vida do bebê;
- Filmes infantis que ajudam pais a falarem sobre assuntos sérios com os filhos;
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.