(Foto: Shutterstock)
Mamita, você está planejando uma viagem para fora do Brasil com seu pequeno? Se a resposta for sim, diferente do que muita gente pensa, é preciso tirar o passaporte do bebê e até mesmo o visto, caso o passeio seja para os Estados Unidos, por exemplo.
Apesar de parecer complicado, tirar o passaporte do bebê segue basicamente as mesmas regras que para os adultos, as principais diferenças são a validade, foto e uma autorização, já que a criança é menor de idade.
Passo a passo de como tirar o passaporte do bebê
Para começar, é preciso preencher um formulário para solicitar esse passaporte diretamente no site da Polícia Federal.
Depois que esse cadastro for feito, imprima o comprovante e pague a taxa de emissão do documento (a GRU), que custa R$257,25*. Após a confirmação do pagamento, já é possível agendar o local e também a data para tirar o passaporte do bebê.
Para isso, você precisará apresentar número do protocolo, o CPF da criança – caso tenha – ou responsável e data de nascimento do bebê. Aliás, é importante ter impresso e guardar todos esses comprovantes com você. Lembre-se disso!
Documentação obrigatória
Para facilitar, nossa dica é que você deixe todos os documentos da criança separados com antecedência em uma pasta. Assim, caso falte algo, você terá tempo para se programar e ir atrás dessa pendência.
Confira os documentos necessários:
- RG;
- Foto 5×7;
- Protocolo de emissão;
- Certidão de nascimento;
- Protocolo de agendamento;
- Comprovante de pagamento da GRU;
- Caso um dos pais não possa comparecer ao agendamento, é preciso de uma autorização com firma reconhecida em cartório;
- CPF dos pais.
É importante lembrar que a criança precisa estar acompanhada por ambos os responsáveis tanto no dia da emissão do passaporte assim como na data de retirada.
Validade do passaporte
Aliás, uma dúvida muito frequente é em relação à validade do passaporte do bebê. Diferente dos adultos maiores de 18 anos, o passaporte do recém-nascido até 1 ano de idade só é válido por 12 meses.
Conforme a criança cresce, esse tempo vai mudando. Veja:
- 1 a 2 anos incompletos: válido por 2 anos;
- 2 a 3 anos incompletos: válido por 3 anos;
- 3 a 4 anos incompletos: válido por 4 anos;
- 4 a 18 anos incompletos: válido por 5 anos;
- 18 anos: válido por 10 anos.
Por fim, geralmente, a PF demora cerca de 6 dias úteis para entregar o passaporte do bebê. Agora que você já sabe como tirar o passaporte do bebê, é só marcar a viagem e aproveitar esse tempo de qualidade e descanso em família.
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.
Valor cotado em agosto/2021.