(Foto: Rodnae Productions/Pexels)
Geralmente entre as lembranças mais gostosas da nossa infância estão nossos avós. Seja um bolo gostoso que eles fizeram, uma história bonita que contaram ou até mesmo o cheirinho do perfume que usavam. Ter o privilégio de ter a presença dos avós, além de ser uma experiência afetiva maravilhosa, também é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças.
É com esses pais de mentirinha que elas podem brincar como se não houvesse amanhã e comer doce antes das refeições, mas é com eles também que elas se tornam adultos mais felizes e conscientes.
Afeto em potência máxima
Carinho de avô e avó é sempre diferente. Parece que eles guardam num potinho todo amor do mundo e abrem a tampa assim que as crianças aparecem, é impressionante! Essa onda de amor e afeto em sua potência máxima é uma das melhores coisas que seus filhotes podem conhecer.
Já ouvi dizer que os avós amam em dobro os netos, porque são os filhos de seus filhos. Realmente só pode ser essa a explicação, porque o sentimento é de uma intensidade gigantesca. Seja através das brincadeiras, do docinho extra escondido dos pais ou daquela história que só eles sabem contar, essa dose de carinho que as crianças recebem ajuda muito no desenvolvimento delas: elas se sentem mais confiantes e seguras, além de também aprenderem a demonstrar os sentimentos.
Respeito aos idosos
Quando as crianças convivem com os avós, em geral, elas estão convivendo com pessoas que tem um ritmo diferente. Trata-se de uma fala mais calma, um andar mais lento e uma certa limitação na mobilidade. Conviver com os avós também é uma forma delas entenderem que a velhice nos transforma e que é preciso ter paciência e carinho para lidar com os idosos.
Essa relação com os avós ajuda a construir pessoas que tem mais consciência e empatia pela terceira idade.
Entender sua origem
Quando bem pequenas as kids tendem a achar que o mundo é apenas ela e os pais, depois começam a descobrir os amigos, vizinhos, coleguinhas da escola e vão crescendo esse raio do mundinho que elas conhecem. Ter a presença dos avós durante a infância é uma maneira de que elas entendam que o mundo é maior do que parece e que os pais dela também são filhos, que existe uma linha do tempo que deu origem a família e a quem ela é.
Poder desfrutar da companhia dos avós e ouvir as histórias que eles têm pra contar também ajuda a mostrar para os pequenos quem são as pessoas que fazem parte da família. Sem contar que constrói memórias lindas e importantíssimas para o desenvolvimento de cada um.
O que não falta aqui no blog são dicas para toda a família! Por isso, separamos assuntos variados pra você ler mais um pouquinho sobre esse relacionamento delicioso entre a família e as crianças. Segue os links!
- Dicas para guardar lembranças da família;
- Papel do pai nos primeiros meses do bebê;
- Filmes sobre relação entre mães e filhos;
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Aliás, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.