(Foto: Rawpixel)
Geralmente, ouvimos falar mais sobre os riscos da hipertensão do que da pressão baixa na gravidez. Mas, a verdade é que ambas questões merecem toda a sua atenção ao longo deste período.
De acordo com os médicos, é comum que a pressão esteja ligeiramente mais baixa que o normal durante a gestação, por conta do desenvolvimento da placenta e do bebê. Os principais pontos de queda na pressão acontecem entre a 11ª e a 13ª semanas e também entre a 18ª e 22ª semanas.
Entretanto, quando os sintomas se tornam intensos e prejudicam o dia a dia da mulher, é hora de levar a conversa para o profissional médico que está acompanhando a gravidez e, assim, receber o tratamento mais adequado.
Sintomas
- Sensação de fraqueza;
- Visão embaçada ou escurecida;
- Sensação de desmaio;
- Tontura;
- Náuseas;
- Sensação de formigamento, principalmente nas mãos e pés
- Sonolência excessiva;
- Dificuldade para se concentrar;
Ao sentir um ou mais sintomas de forma intensa durante a gestação, a recomendação é agendar uma consulta com seu médico. Assim, ele pode diagnosticar o quadro e, se necessário, recomendar uma medicação segura para gestantes.
O que fazer quando sentir pressão baixa na gravidez
Quando sentir a pressão baixa, principalmente a sensação de desmaio, existem algumas medidas de emergência que você pode tomar para evitar uma queda:
- Sentar em um lugar confortável ou se deitar com as pernas elevada;
- Respirar fundo;
- Tomar água;
- Ingerir um alimento salgado;
Para evitar as crises de pressão baixa, a recomendação é manter um consumo diário de água entre 2 e 3 litros, assim como uma alimentação, sem muitos intervalos de jejum. Além disso, a gestante deve evitar espaços muito abafados ou aglomerados caso esteja sentindo os sintomas de pressão baixa na gravidez.
- Tudo sobre as vacinas importantes para a gravidez e o pós-parto;
- Diabetes gestacional: um risco para a saúde da mãe e bebê;
- Saúde da mulher: 4 cuidados para colocar em prática que vão além da ginecologia;
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.